17 nov 2014

1,6 mil trabalhadores de SC concluirão o ensino básico

Formatura acontece nesta terça-feira, dia 18, na sede da Fiesc em Florianópolis. Foto: André Kopsch

Formatura acontece nesta terça-feira, dia 18, na sede da Fiesc em Florianópolis. Foto: André Kopsch/Divulgação

Mais de 1,6 mil trabalhadores catarinenses vão concluir o ensino básico neste ano através dos cursos oferecidos a jovens e adultos pelo Sesi/SC, entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Pelo menos 200 deles participam nesta terça-feira, dia 18, da solenidade de formatura que reunirá 350 pessoas entre empresários, alunos e familiares, na sede da Federação, em Florianópolis, a partir das 10 horas.

O índice de trabalhadores da indústria com escolaridade básica completa avança gradativamente em Santa Catarina. Segundo a Relação Anual de Informação Social (Rais) de 2013, este índice é de 55%, dois pontos percentuais acima do registrado em 2012. Para o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, a “educação tem grande poder de transformação e confere, sobretudo, dignidade aos que a ela têm acesso. Este é o melhor legado que podemos deixar às futuras gerações”.

Para elevar a escolaridade desses profissionais, diversas indústrias catarinenses têm investido em programas de desenvolvimento pessoal e na oferta de educação no próprio ambiente de trabalho. Exemplo dessas ações são as práticas de três indústrias com sede em Santa Catarina. Em parceria com o Sesi, a Sincol, de Caçador, criou o programa EducaSin para elevação das escolaridade dos trabalhadores. Eles recebem transporte gratuito, alimentação e têm acesso à biblioteca da empresa. O objetivo da iniciativa é ter 80% dos colaboradores da companhia com o ensino básico completo.

A BN Papel Catarinense, de Benedito Novo, até 2016, quer ter 90% dos seus colaboradores com a educação básica completa. A meta foi estabelecida no programa Fundamentando Sonhos, criado para melhorar os índices de escolaridade dos trabalhadores. Entre os incentivos estão o subsídio para consultas oftalmológicas e óculos e a promoção condicionada ao nível de escolaridade. A empresa de médio porte já foi reconhecida duas vezes consecutivas como uma das melhores empresas para trabalhar em Santa Catarina.

Em parceria com outras 13 indústrias da região Oeste, a Nord Eletric, de Chapecó, implantou programa de educação básica articulada com o ensino profissionalizante. O programa é aberto ainda a comunidade do entorno e as aulas ocorrem na sede do Programa Viver, que oferece infraestrutura completa para a realização das atividades. A capacitação contínua integra plano de desenvolvimento de pessoas da empresa.

The post 1,6 mil trabalhadores de SC concluirão o ensino básico appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br