A primeira etapa da campanha de coleta de lixo eletrônico da Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL) arrecadou cerca de duas toneladas de lixo eletrônico e pelo menos 1 mil pilhas. A ação é uma campanha da Câmara Jovem da CDL de Balneário Camboriú, que também espalhou coletores de pilhas no comércio da cidade. A segunda etapa da campanha começa em março do próximo ano.
O material arrecadado foi recolhido por uma empresa especializada, que vai reciclar o material aproveitável e dar um destino correto aos resíduos de lixo eletrônico. De acordo com o presidente da CDL, José Roberto Cruz, o objetivo da campanha foi promover uma destinação adequada ao lixo eletrônico, uma vez que a decomposição do material descartado em aterros sanitários comuns pode levar centenas de anos. “A campanha denota o compromisso da entidade com a preservação do meio ambiente”, completa.
No processo de manufatura reversa, esses equipamentos são desmontados e têm seus componentes separados, alguns deles para eventual reaproveitamento. Na fabricação, esses equipamentos utilizam elementos como chumbo, fósforo e cádmio, que quando descartados incorretamente podem causar sérios riscos à natureza. Além de equipamentos de alta tecnologia, como computadores, câmeras e celulares, aparelhos como rádios, TVs, aparelhos de som, aparelhos elétricos e lâmpadas eletrônicas também contêm inúmeros elementos altamente poluentes. Essas substâncias estão presentes especialmente nas baterias e capacitores, dispositivos que armazenam energia.