02 jun 2017

5 DICAS PARA CONQUISTAR O CONSUMIDOR NO DIA DOS NAMORADOS

Para manter a consistência nas vendas, é fundamental aproveitar novas oportunidades. E a ocasião mais próxima é o Dia dos Namorados. No ano passado, os 15 dias que antecederam a data movimentaram R$ 1,65 bilhão apenas no comércio eletrônico, indicam dados da consultoria e-Bit. Aproveitar a data para conquistar mais vendas é mais simples do que parece.

 

Veja 5 dicas de Tiago Dalvi, CEO do Olist (olist.com), comunidade online que reúne e conecta micro e pequenos lojistas aos grandes marketplaces brasileiros, que você pode seguir para conquistar mais consumidores e ampliar o faturamento no Dia dos Namorados.

 

1-Observe as categorias e padrões de consumo

O segredo é observar tanto as tendências de consumo como os padrões de compra na sua loja. As categorias mais populares no Dia dos Namorados 2016 foram: Livros/ Assinaturas e Revistas; Eletrodomésticos; Telefonia e Celulares; Moda e Acessórios; e Casa e Decoração. O sucesso destas categorias no ano passado fornece boas pistas de que esses produtos também podem apresentar boa procura em 2017.

 

2-Ofereça descontos e brindes, como embalagens especiais

Não basta oferecer produtos alinhados com o desejo dos clientes se os preços de venda são pouco competitivos. Por essa razão, é interessante oferecer descontos ou benefícios para atrair mais consumidores. Outro diferencial é a oferta de brindes. Oferecer uma embalagem especial ou um cartão temático sem custos pode ser o suficiente para gerar mais conversões.

 

3-Reforce os estoques e otimize a logística

Faça uma avaliação crítica da operação da sua loja e identifique se há pontos de melhoria. Lembre-se que existe 4 pilares básicos nessa operação: faturamento, picking, packing e entrega.

 

4-Inicie as campanhas de divulgação o quanto antes

Se você já tem produtos relacionados ao Dia dos Namorados para venda, comece as campanhas de divulgação hoje mesmo. Isso permite que você enfrente menos concorrência e teste várias estratégias de divulgação. E não deixe de incluir as redes sociais e demais canais de comunicação na execução dessa estratégia.

 

5-Aproveite o potencial dos marketplaces

Para aproveitar todo o potencial do Dia dos Namorados também é interessante investir na diversificação de canais. Nesse cenário os marketplaces surgem como uma excelente opção. Os sites de todas as grandes redes varejistas digitais brasileiras promovem campanhas de divulgação específicas para a data. Deste modo sua loja pode atingir uma audiência muito maior, ampliando as oportunidades de venda.