22 out 2014

A reinvenção das barbearias

Victor Conceição

Por Victor Conceição*

Lembro de meu pai e de meu avô quando iam a uma barbearia e eu os acompanhava eventualmente. Não esqueço daquele cenário: cadeira de ferro, navalha, um espelho, um quadro velho pendurado na parede descascada e quase nada mais, além de um bom local de bate-papo com os amigos. Era a hora e o lugar de colocar a conversa em dia com os conhecidos. O tempo passou, as giletes descartáveis substituíram as perigosas lâminas na pia do banheiro, o ritmo de vida foi acelerado, o trânsito ficou caótico, o estresse aumentou, o trabalho virou 24 horas, a tecnologia aproximou e distanciou pessoas. Tudo mudou, e as barbearias começaram a perder valor, parar no tempo. A solução? O setor precisou se reinventar.

O local para um bom papo tinha de ser preservado, mas o restante…..Era preciso muito, muito mais. Com tanta pressão e correria de todos os lados, as novas barbearias hoje são um local de relax, de excelente atendimento e que oferecem extremo bem-estar ao cliente. Mais do que fazer o cabelo e a barba, o freguês quer um atendimento classe A – nem que para isso pague um pouco mais. Quer compensar as adversidades do cotidiano com conforto e momentos de relaxamento. Se quisesse simplesmente fazer a barba, faria um voo cego no vapor do box do banheiro.

Mas o sujeito das cavernas virou um homem moderno cheio de responsabilidades, agenda lotada e muita vaidade. Cuidar da aparência virou um bom investimento – para os dois lados do balcão, ou melhor, da estação (até a antiga cadeira de barbeiro foi rebatizada). O mundo, a sociedade, o mercado profissional e de negócios exigem uma barba bem feita, o cabelo bem aparado, uma pele limpa, pés e mãos bem cuidados.

Sim, porque hoje as barbearias vão além. Para satisfazer a vaidade masculina, se transformaram em verdadeiros centros de estética abastecidos em open bar por bebidas nacionais e importadas, petiscos e outras regalias. Reinventadas, as barbearias hoje são um ambiente com tudo aquilo que o homem que é macho e bem-sucedido quer e merece.

*Victor Conceição é empresário proprietário da Barbearia Vip

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Via: economiasc.com.br