10 jun 2014

Acic sedia debate sobre o Porto de Imbituba

Encontro em Criciúma sobre o Porto de Imbituba mostra crescimento do terminal. Foto: Divulgação

Encontro em Criciúma sobre o Porto de Imbituba mostra crescimento do terminal. Foto: Divulgação

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) sediou nesta segunda-feira, dia 9, o seminário “O Porto do Sul Catarinense e o Desenvolvimento Regional”. O encontro apresentou apresentou dados que confirmam o crescimento do Porto de Imbituba, além de promover a união das associações empresarias para o desenvolvimento da região. Um dos objetivos do terminal é chegar a 3,5 milhões de toneladas por ano, sendo que hoje já opera 2,5 milhões, 50% a mais desde final de 2012. Com a dragagem dos berços, que já está sendo realizada, a estrutura terá profundidade de 15 metros, o que possibilita receber embarcações de 330 metros de comprimento. O porto é administrado pelo Governo do Estado por meio da ScPar Porto de Imbituba S.A.

“Assumimos o porto em dezembro de 2012 e hoje os resultados são excelentes. Isso aumenta a competitividade do Sul e nós queremos que ele opere cada vez mais. O porto será, no futuro, um grande vetor de desenvolvimento do Sul do país. Estamos dispostos a investir e queremos vê-lo operando plenamente, aproveitando as condições que a natureza proporciona, que são muito vantajosas”, destacou o governador Raimundo Colombo.

Durante o evento, o presidente do Porto de Imbituba, Rogério Pupo, apresentou os dados que mostram a evolução do movimento operacional. Para ele, o seminário congregou forças e energia necessárias para que se possa fazer um movimento conjunto e entre os processos da cadeia produtiva, da qual o porto é inserido nesse processo desde que o governo assumiu a administração. “Tivemos um crescimento na carga, em mais de 20%, e na arrecadação, sem nenhum aumento nas tarifas, em mais de 60%. Isso demonstra a necessidade de fazer um trabalho em conjunto entre o poder público e a iniciativa privada, para realizar um crescimento direcionado para todas as áreas e atividades econômicas”, completou o presidente.

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira revelou que um estudo feito em 2003 apontou o Porto de Imbituba com o grande potencial para se tornar o maior da América Latina, considerando sua geografia e condições favoráveis. “A exemplo do Vale do Itajaí, o desenvolvimento do Porto de Imbituba dará o impulso decisivo no progresso de toda a região. Com o porto funcionando a plena capacidade, os R$ 3 bilhões que podemos receber com a vinda da multinacional Transgas será só o começo”, destacou.

Associações entregam carta ao governador

As associações empresariais do sul catarinense entregaram a Colombo uma carta pedindo investimentos ligados ao Porto de Imbituba. Na carta, as ACIs pediram apoio a pleitos diretamente ligados ao porto, como a duplicação do acesso direto do porto à BR 101, um investimento de R$ 50 milhões, que está em fase de projeto pelo Governo do Estado. Também foram solicitadas ações que impactam no desenvolvimento regional e viabilizam a vinda de cargas ao porto, como a implantação pavimentação da BR 285 e construção da ferrovia litorânea. O documento destaca também a necessidade de instalação da rede de gás natural e a formulação do plano de zoneamento do porto. O Governador Raimundo Colombo destacou que há um aspecto muito positivo das entidades empresariais liderarem este processo para chamar atenção de uma ação estratégica que é modernizar o porto, dar competitividade e eficiência, integrar com o setor positivo. “A partir daí a reivindicação de melhorar o acesso, de facilitar via ferroviária, dar operacionalidade e eficiência são pré-requisitos que para o crescimento vai ter. É oportuno que a gente faça isso e estamos abertos para construirmos juntos”.

The post Acic sedia debate sobre o Porto de Imbituba appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br