31 out 2014

Alimentação e saúde

Antônio Carlos Valini é gerente de Marketing da empresa Nutriplus. Foto: Divulgação

Antônio Carlos Valini é gerente de Marketing da empresa Nutriplus. Foto: Divulgação

Considerando que em muitos países o dia 16 de outubro é comemorado como o Dia Mundial da Alimentação, vale a pena insistirmos na reflexão sobre a importância de se divulgar amplamente informações sobre a saúde nutricional. A data marca também a fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, que celebra este dia com temas ligados à proposta, como combater a fome para reduzir a pobreza; o milênio sem fome; água: fonte de segurança alimentar; entre tantos outros assuntos.

O programa de educação nutricional, realizado por empresas terceirizadas nas escolas públicas do Estado de Santa Catarina, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, segue esta linha de reflexão e conscientização permanente. Neste semestre, ao informar sobre a importância do arroz e feijão, já apresenta resultados positivos para a vida dos alunos, que adotaram o hábito de se alimentarem nas escolas com o que é oferecido, deixando de lado alimentos como bolachas recheadas, salgadinhos, refrigerantes, balas e chocolates.

A alimentação servida nas escolas é supervisionada por nutricionistas responsáveis pelo cardápio, na qual não podem faltar carboidratos, facilmente encontrados nos legumes e frutas, cereais e leguminosas, como a famosa dupla arroz e feijão, que juntos formam uma combinação completa.

A mudança na alimentação diária desses alunos reflete em suas famílias. As mães contam que estão felizes com os novos hábitos dos filhos após o início do programa. Uma realidade iniciada dentro da escola e que chegou à casa dos alunos e, quando questionados sobre a importância do arroz e feijão, os estudantes afirmam que não podem faltar no almoço e no jantar.

Trata-se de uma ação educativa, realizada com o aval de especialistas e que demonstra mais que um acordo de prestação de serviços de qualidade. Demonstra, acima de tudo, um compromisso com a promoção da saúde pública de nossas crianças.

The post Alimentação e saúde appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br