O primeiro contêiner segue para o porto de Itajaí nesta quarta-feira. Foto: Divulgação
O primeiro contêiner segue para o porto de Itajaí nesta quarta-feira, dia 12. Foto: Divulgação
A Coopercentral Aurora Alimentos é a primeira empresa brasileira e exportar carne suína para os Estados Unidos da América. Foi fechada a venda de dois contêineres de 40 pés e capacidade para 25 toneladas cada um. A Aurora amplia sua presença no mercado mundial (exporta carnes de aves e suínos para mais de 60 países) e ultrapassará 6 bilhões de reais em faturamento neste ano.
O primeiro contêiner segue para o porto de Itajaí nesta quarta-feira, dia 12, após uma breve solenidade programada para as 15 horas na unidade industrial FACH-1, em Chapecó. O embarque do segundo contêiner está confirmado para dezembro: serão 25 toneladas de copa, costela, carré, costelinha e ponta de costela (cortes com osso).
Os Estados Unidos abriram o mercado de carne suína para o Brasil em 2012. Os primeiros negócios somente agora começam a ocorrer porque foi necessário dirimir divergência de entendimento quanto a necessidade de registro dos produtos exportados no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), além de muitas tratativas com os clientes, explica o gerente geral de comércio exterior Dilvo Casagranda.
Os Estados Unidos tem um consumo interno muito forte de carne suína com osso – principalmente costela, costelinha, carré – e estes são os principais itens que a Aurora exportará nessa primeira fase. Num segundo estágio serão desenvolvidos cortes especiais de acordo com a preferência do consumidor americano.
Nesse momento não foram necessários investimentos em adaptações no sistema produtivo para produção desses cortes, pois estão sendo enviados produtos de linha da produção Aurora. Por se tratar de um trial order(pedido experimental), o valor da transação não foi revelado pela empresa, mas, foram praticados preços de mercado.
The post Aurora é a 1ª empresa a exportar carne suína para EUA appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br