07 ago 2014

BRDE financia expansão do armazenamento de grãos

Silos de Xanxerê fazem parte da estrutura catarinense com capacidade para estocar 4,2 milhões de toneladas. Foto: Divulgação

Silos de Xanxerê fazem parte da estrutura catarinense com capacidade para estocar 4,2 milhões de toneladas. Foto: Divulgação

O BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) disponibilizou linhas de crédito para ampliar a capacidade de armazenamento de Santa Catarina, utilizando o Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) do BNDES. O banco já contratou 19 operações e outras 13 estão em análise, somando R$ 211,2 milhões. Os financiamentos ampliarão a capacidade de armazenagem em 306 mil toneladas de grãos.

O destaque vai para a Cooperativa Central Aurora, que contratou financiamento de R$ 26,2 milhões para a construção da maior unidade armazenadora de cereais no Estado, para estocar 64 mil toneladas, em Cunha Porã.

Com essas operações, o BRDE, principalmente com a parceria das cooperativas do Estado, eleva a capacidade de Santa Catarina para armazenar os 6,59 milhões de toneladas de cereais que produz por ano, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola realizado pelo IBGE. Atualmente, Santa Catarina consegue estocar 4,2 milhões de toneladas, exportando o excedente de 30% da produção. Como o Estado precisa desses grãos, eles retornam com preço superior. O levantamento da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) mostra que, por falta de armazéns, é preciso construir cerca de 42 unidades em 41 municípios sugeridos pela Organização.

O vice-presidente do BRDE e diretor de Operações Neuto de Conto ressalta a importância da parceria do Banco com as cooperativas “que se reflete na produção dos mais de 60 mil cooperados”. Quase 90% dos projetos do BRDE para instalação de armazéns são de cooperativas e o setor é responsável pela estocagem de 2,3 milhões de toneladas, ou 35% do que é produzido. “É um processo que deu certo. É o homem do campo, que trabalha muito e se associa para ter mais rentabilidade através de uma administração segura e uma logística extraordinária.”

The post BRDE financia expansão do armazenamento de grãos appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br