23 jun 2014

Cai intenção de consumo em Santa Catarina

De acordo com pesquisa da Fecomercio, na comparação mensal, queda foi de 3%. Foto: Divulgação

De acordo com pesquisa da Fecomercio, na comparação mensal, queda foi de 3%. Foto: Divulgação

A Intenção de Consumo das Famílias catarinenses caiu 3% na comparação mensal e 8,8% na comparação anual. No entanto, ainda chegou a junho no positivo patamar de 131,9 pontos, isso em uma escala que vai de 0 a 200 pontos, com 100 demarcando o limite entre o pessimismo e o otimismo. Os dados são de pesquisa da Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomercio).

A confiança em relação à renda atual caiu -3,1% em comparação ao mês de maio e, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a queda foi de -3,7%. Já as expectativas com relação ao consumo atual apresentaram estabilidade de 0,2% na variação mensal e queda de -5,5% na comparação anual. O nível de emprego atual caiu -2,1% em termos mensais e -4,9% em termos anuais.

No mês de junho, o indicador de perspectiva profissional apresentou uma expressiva queda de -10,4% na comparação mensal e -15,7% na comparação anual. Em termos absolutos, a marca ficou abaixo dos 100 pontos pelo segundo mês consecutivo.

O acesso ao crédito, em termos mensais, apresentou queda de -1,3%. A variação anual também teve queda de -10,5%. O que indica que o elevado grau de endividamento das famílias e as elevadas taxas de juros já estão comprometendo sua capacidade de contrair mais dívidas. Em termos absolutos, o índice ficou em 151,3.

A perspectiva de consumo das famílias catarinenses caiu pouco no mês. O indicador teve como pontuação o valor de 130,1 pontos, queda de -2,2% na comparação mensal. No ano, houve expressiva queda de -10,4%.

The post Cai intenção de consumo em Santa Catarina appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br