A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú elaborou um documento com reivindicações do setor que será entregue aos candidatos ao Executivo Municipal com o objetivo de apresentar as principais demandas do comércio local, além de propostas para ajudar no desenvolvimento da cidade. As reivindicações do setor vão integrar um documento único elaborado pelo Fórum das Entidades de Balneário Camboriú.
A lista de propostas do setor, segundo o presidente da CDL, Vilton João dos Santos, é resultado de uma pesquisa realizada entre os associados. Ele destaca que a entidade é apartidária, mas está empenhada no desenvolvimento do comércio por meio de ações efetivas. Mais antiga entidade patronal do município, a CDL de Balneário Camboriú tem um histórico de envolvimento em questões de interesse da comunidade em busca de soluções para o desenvolvimento econômico e social.
Entre as reinvindicações apresentadas no documento estão a construção imediata do Parque Inundável do Rio Camboriú e a adoção de políticas públicas de segurança hídrica, prevendo reutilização de águas de chuveiros e da chuva nos edifícios públicos e residenciais, assim como campanhas maciças de conscientização nas escolas e para turistas de nossos recursos finitos de água doce. No documento, a sugestão apresentada é de projetar com a cidade vizinha de Camboriú um consórcio de viabilidade dessas práticas.
Como várias lojas de rua da cidade são afetadas pela água da chuva e, em alguns pontos, o nível da rua é mais alto do que o passeio, o documento sugere que, para recuperar a pavimentação asfáltica, a prefeitura não sobreponha o material, mas retire todas as camadas anteriores. Outra reivindicação é a cobrança única de alvarás para as empresas locais, além de revitalização do centro da cidade e fomento a eventos de turismo e de negócios em Balneário Camboriú. A lista completa das reivindicações está na carta-compromisso que será entregue aos candidatos a prefeito.