Plataforma pretende ser o maior shopping virtual do Brasil. Foto: Divulgação
Pegar carona no crescimento do comércio eletrônico como estratégia de expansão de vendas é um dos objetivos da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) com o lançamento do CDL Shopping, desenvolvido para ser o maior shopping virtual do Brasil. Isso porque estará apto a um universo superior a um milhão de lojas associados a mais de 1400 Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) no país. A plataforma, desenvolvida pela Flexy Negócios Digitais, estará disponível a varejistas interessados no final de agosto. A montagem das lojas e a inserção de produtos no portal é feita pelo próprio empresário.
No CDL Shopping, o varejista terá opções para customização da loja, como cores e posicionamento da marca, entre outras soluções. O sistema também conta com um manual online que ajuda o lojista na montagem da sua própria loja, passo a passo. O consumidor terá como porta de entrada as lojas associadas à CDL da sua cidade, aproximando o cliente aos lojistas locais. Isso não impede que sejam realizadas compras em qualquer uma das lojas do shopping, com sede em cidades e Estados diferentes.
O carrinho de compras será único, ou seja, o consumidor poderá adquirir produtos em várias lojas e pagar de uma só vez com o cartão de crédito, por exemplo. O próprio sistema repassa o valor devido a cada lojista após a transação. Outro diferencial é a condição para fazer parte do projeto. Diferente de outros marketplaces online, é possível aderir ao CDL Shopping com uma taxa de ingresso inicial, mais o pagamento de um condomínio mensal, sem que haja participação nos resultados do comerciante. A entrega dos produtos fica por conta do próprio lojista.
No primeiro semestre, a diretoria da CNDL tem percorrido diversas regiões do país para apresentar o projeto. A última parada foi em Goiânia, para uma reunião com mais de 30 representantes de CDLs de Goiás, que se mostraram convencidos dos potenciais da nova ferramenta. “A aceitação é boa entre os varejistas que já atuam com suas lojas físicas e sempre quiseram partir para as vendas online, oferecendo mais um canal de compras para os seus clientes, principalmente, pela facilidade em montar a loja no site e pela plataforma não participar do lucro sobre as vendas”, argumenta o diretor do projeto e sócio da Flexy Negócios Digitais, Juarez Beltrão.
Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento das pequenas e médias lojas virtuais deve triplicar, alcançando R$ 13,7 bilhões até 2016. No ano passado, as PMEs no e-commerce faturaram aproximadamente R$ 5 bilhões, representando 16% da movimentação total do setor, que ficou em R$ 31,1 bilhões. É justamente deste mercado que a CNDL pretende aproximar os lojistas associados, a partir do CDL Shopping.
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Via: economiasc.com.br