Santa catarina fechou 1.816 vagas no comércio no primeiro semestre de 2014. Foto: Divulgação
A desaceleração nas vendas do comércio teve impacto negativo no emprego do setor, segundo a Fecomercio. De janeiro a junho, as lojas mais demitiram do que contrataram em todo o país. O primeiro semestre fechou com um saldo de vagas formais negativo em 83,6 mil, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.
“Não foi só a indústria que demitiu mais que contratou nos últimos meses, mas o comércio também. O varejo está devendo bastante: 83,6 mil vagas. Foi o pior resultado do saldo de postos de trabalho do setor desde 2007 para um 1º semestre”, observa Fábio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Santa Catarina vive o mesmo fenômeno nacional, o comércio no estado, no primeiro semestre do ano, fechou 1.816 vagas. O resultado vem se deteriorando ano a ano: em 2013, haviam sido fechadas 558 vagas e, em 2012, haviam sido criadas 208. O fenômeno tem relação com a desaceleração das vendas do varejo, que chegavam a crescer até 8% ao ano no início de 2013 e, mês a mês, caíram até o resultado de hoje: crescimento de apenas 3,6 ao ano – segundo dados do IBGE. Neste cenário, com vendas menores e custos elevados, muito em função da baixa produtividade e dos elevados salários da mão de obra do setor, as empresas estão optando por fechar vagas, ou seja, apontando para um cenário de deterioração da economia nacional e estadual.
The post Comércio em SC fecha 1.816 vagas no semestre appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br