Índice trimestral até maio variou 8,7% em relação ao mesmo período de 2013. Foto: Divulgação
O Índice de Confiança da Construção (ICST) da Fundação Getulio Vargas registra aumento da tendência de queda nas comparações interanuais pelo terceiro mês consecutivo. O ICST do trimestre com fim em maio de 2014 variou 8,7%, em relação ao mesmo período do ano anterior, a maior queda desde agosto de 2012 (-9,8%). Na mesma base de comparação, as variações haviam sido de -3,3% e -5,9% em março e abril, respectivamente.
A piora nos dois últimos meses foi mais acentuada nas expectativas que nas percepções em relação à situação atual dos negócios. Em bases trimestrais, a variação interanual do Índice de Expectativas (IE-CST) passou de -7,7%, no trimestre findo em abril, para -11,4%, em maio – a maior queda da série nesta base de comparação. Em termos mensais, a variação passou de -12,2% em abril para -13,4% em maio.
A variação interanual trimestral do Índice da Situação Atual (ISA-CST) passou de -3,7%, em abril, para -5,3%, em maio – a maior desde dezembro de 2013 (-6,2%). Em termos mensais, houve melhora relativa do ISA-CST ao passar de -8,9%, em abril, para -5,2%, em maio.
O resultado geral da pesquisa sugere que o nível de atividade do setor vem desacelerando ao longo do segundo trimestre de 2014 e que as perspectivas do setor são pouco favoráveis para o restante do ano.
Dos onze segmentos pesquisados, oito apresentaram queda na métrica interanual trimestral. Os destaques negativos foram os segmentos de Preparação do Terreno, cuja taxa passou de 2,7%, em abril, para -5,2%, em maio; Obras de Arte Especiais e Outras Obras do tipo, de -5,8% para -10,4%; e Instalações de Sistema de Ar Condicionado, com taxas de -3,8 e -7,6%, respectivamente, nos mesmos períodos. (FGV/Ibre)
The post Confiança da construção continua em queda appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br