A previsão é de que as obras possam começar em um mês. Já o prazo máximo para conclusão dos trabalhos é de 24 meses. Foto: James Tavares/Secom/Divulgação
A Secretaria Especial de Portos da Presidência da República liberou, em ato de assinatura nesta quinta-feira, dia 11, em Brasília, a construção pela iniciativa privada do novo terminal de granéis (TGSC) ao lado do porto público de São Francisco do Sul. Ao todo, serão R$ 600 milhões em investimentos na estrutura, que terá capacidade de movimentar anualmente 10,5 milhões de toneladas e armazenar até 275 mil toneladas de grãos (milho e soja) para a exportação.
“A solução para o desenvolvimento do país está nesta fórmula: Estados e Governo Federal trabalhando em conjunto com a iniciativa privada. Este é um momento importantíssimo para a economia catarinense”, salientou o governador em exercício, Nelson Schaefer Martins, presente no ato.
A previsão é de que as obras possam começar em um mês, logo após a publicação do decreto de utilidade pública assinado pela presidente Dilma Rousseff e da expedição da licença ambiental de instalação do Instituto do Meio Ambiente (Ibama). Já o prazo máximo para conclusão dos trabalhos é de 24 meses. “Vamos contribuir com o que tiver ao nosso alcance para melhorar a infraestrutura logística de Santa Catarina, vencendo a burocracia com rapidez e destravando os investimentos”, expressou o ministro da Secretaria de Portos, César Borges.
O projeto do TGSC é um investimento da LogZ, Litoral Agência Marítima e do grupo chinês Hopeful. Visa a construção de dois berços, totalizando 453 metros de cais com calado natural de 14 metros. O berço externo contempla quatro torres fixas tipo Pescantes para a exportação, enquanto o berço interno poderá fazer tanto exportação quanto importação através de dois ship loader e um ship unloader. Além disso, o projeto contará com uma infraestrutura capaz de interligar o terminal com os armazéns vizinhos. Atualmente, o Porto de São Francisco do Sul responde por 11% das exportações nacionais de grãos, número que irá duplicar após o início da operação do novo terminal.
Na mesma ocasião, o ministro César Borges anunciou visita a Santa Catarina na próxima semana para assinar a renovação da delegação dos Portos de São Francisco do Sul (mais 25 anos) e Imbituba (mais 23 anos) para o Governo do Estado, o que também permitirá mais investimentos nas estruturas.
The post Construção de terminal de grãos em SC é liberada appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br