As provas do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) têm demonstrado que os países precisam construir capital humano no âmbito da matemática e da ciência, afirma o consultor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fernando Vargas. Ele vai ministrar a palestra “Novas competências para o profissional do século 21″, no dia 25 de junho, na Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense, evento promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. O encontro, que segue até o dia 27, conta com o apoio do BRDE, CrediFiesc, Previsc, Tractebel, Sesi e Senai Nacional.
A prova é aplicada a estudantes na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. O objetivo do Pisa é produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria do ensino básico. A iniciativa é da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Vargas destaca que a ideia do profissional competente é aquele que tem capacidade para resolver problemas e interagir com as mudanças no mercado e na tecnologia. “Na mesma velocidade com que o mundo está mudando, os profissionais também precisam mudar suas competências para acompanhar as transformações”, diz.
O especialista ressalta que apesar de as tecnologias facilitarem o aprendizado e aumentarem o acesso dos profissionais à qualificação, o aprendizado das competências básicas, como ler, escrever e interpretar, ainda é um problema e requer atenção. Além disso, há o desafio de dominar uma segunda língua, importante para se comunicar num mundo cada vez mais globalizado.
No dia 25 (quarta-feira), os assuntos serão qualidade de vida e educação. Às 9h45 será realizada a palestra “Trabalhador saudável, indústria produtiva”, com Steven Aldana, um dos maiores especialistas norte-americanos em bem-estar e vida saudável no ambiente de trabalho. Ele é autor de sete livros sobre gerenciamento de risco à saúde, vida saudável, e programas de promoção da saúde. As publicações já venderam mais de um milhão de cópias e são usadas por 4,5 mil empresas e corporações. Em seguida, o debate será sobre “Gestão de economia para ambientes seguros e saudáveis”. À tarde, a partir das 13h30, será realizada a palestra “Novas competências para o profissional do século XXI”, além do painel “O papel da educação para o desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho”.
Na quinta-feira, dia 26, serão tratados os temas inovação, design, educação e ambiente institucional. Às 9h45 será realizada a palestra “Ecossistema de inovação”, com o professor do Centro de Performance Industrial do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Celson Pantoja Lima. Às 10h40 está programada a palestra “Capacidade de inovação, competitividade e educação”, com o especialista da Universidade de Berlim, Ardin Djalali. À tarde, às 14h10, será realizado painel sobre produtividade na indústria, com a participação do economista Jorge Arbache, do consultor Luís Alberto Saavedra Martinelli e do gerente-executivo da unidade de política econômica da CNI, Flávio Castelo Branco. Também será realizada palestra sobre empreendedorismo, com o presidente da Endeavor Brasil, Juliano Seabra.
Na sexta-feira, dia 27, às 10 horas, serão realizadas a entrega da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, a Ordem do Mérito Industrial da CNI e o Mérito Sindical. A solenidade, exclusiva para convidados, marca o encerramento da Jornada.
A Jornada terá as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) inventariadas a partir da metodologia GHG Protocol e compensadas por meio de restauro florestal de Mata Atlântica. O GHG Protocol é a ferramenta mais utilizada no mundo para gerenciar emissões. A iniciativa está no âmbito do Plano Sustentabilidade para a Competitividade da Indústria Catarinense.
The post Consultor da OIT faz palestra em evento da Fiesc appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br