Multinacional varejista de artigos esportivos inaugura loja em Joinville. Foto: Divulgação
Giovana Kindlein
A rede multinacional varejista de artigos esportivos Decathlon, fundada em 1976 na França, abre essa semana a sua segunda loja em Santa Catarina, na quinta-feira, dia 16, em Joinville. A primeira loja com conceito de experimentação antes da compra no Estado foi aberta no ano passado em Florianópolis. “Nosso plano de expansão prevê a abertura de unidades brasileiras em perfis de cidades médias com populações densas”, diz o diretor de desenvolvimento da Decathlon Brasil, o engenheiro Paulo Sanchez.
A escolha por Joinville, segundo o diretor que responde pela análise de mercado e estratégia de entrada, levou em consideração três fatores: o fato de Joinville ser a maior cidade catarinense, o de estar como centro de um polo econômico e o de ter forte dinamismo comercial. “É um mercado bastante promissor”, projeta. Hoje, a rede tem mais de mil funcionários em 15 lojas no País e está presente em dois Estados do Sudeste: São Paulo e Rio de Janeiro; dois no Sul: Paraná e Santa Catarina; e um no Centro-Oeste: Goiás. Em todo o mundo são 60 mil funcionários em 723 lojas espalhadas em 20 países.
Além de Joinville, outras duas novas unidades da rede fazem parte do plano de expansão no Brasil para este ano: Vila Velha (ES) e São José do Rio Preto (SP). Ao lado de Joinville, Vila Velha já aparece com endereço definido no site da empresa www.decathlon.com.br. Apenas a terceira unidade prevista para abrir até dezembro em São José do Rio Preto (SP) não apresenta local determinado. As demais cidades onde há lojas são Curitiba, Londrina, São Paulo, Campinas, Sorocaba, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Praia Grande, Rio de Janeiro e Goiânia.
A estratégia do plano de expansão da Decathlon no Brasil é arrojada. “Queremos alcançar os dois dígitos”, afirma. A expectativa de crescimento, de acordo com Sanchez, é reflexo da relação custo-benefício para produtos técnicos do iniciante em 55 modalidades esportivas. Para isso, a empresa conta com cinco mil artigos e 20 marcas próprias e exclusivas, entre elas, Quechua, Tribord, Kalenji e Btwin.
Segundo o diretor de desenvolvimento, a desaceleração da economia brasileira neste segundo semestre não afetou os planos da empresa. “Planejamos no longo prazo. Nosso controle de evolução é bem detalhado e o cenário projetado para 2015 é de aumento”, analisa. Para se ter uma ideia, o grupo Oxylane, que controla a Decathlon, é uma das empresas de e-commerce que mais cresceram na América Latina em 2013, segundo recente relatório publicado pelo Internet Retailer.
O presidente da Decathlon Brasil, Dominique Thomás, vem a Joinville para a inauguração da nova unidade catarinense, que fica na rua Quinze de Novembro, 2.805, no Bairro Glória. “Uma de nossas características é tornar mais acessíveis os prazeres e os benefícios do esporte às pessoas, em especial, agora, os catarinenses”, destaca Sanchez.
The post Decathlon expande negócio e abre loja em Joinville appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br