Agradar crianças é como uma fórmula matemática: você pode até saber como resolver, mas chegar até o resultado final, pode ser difícil. É preciso muito mais que balões coloridos e música infantil para chamar a atenção dos pequenos, ainda mais nesta data – a quinta mais importante para o comércio lojista.
Em tempos que crianças e pré-adolescentes estão cada vez mais conectados, curiosos e evoluídos, vender para este público requer atenção especial. Vale lembrar que mesmo que os olhos estejam todos voltados para as crianças, na maioria das vezes são os pais e responsáveis que têm o poder de decisão de compra. Ou seja, venda para as crianças, mas não esqueça que você precisa, antes, chegar no adulto. Para isso, organize promoções e condições especiais de pagamento.
Planejamento é fundamental. Primeiramente faça uma seleção da sua cartela de produtos e veja o que tem relação com a data. Crianças são grandes consumidoras de brinquedos, roupas temáticas, maquiagens infantis e doces. Prepare seu estoque e pense que em comemorações especiais, o volume de vendas é sempre um pouco maior. É melhor estar com um estoque acima do normal, do que receber consumidores e não poder atendê-los pela falta de mercadoria.
Crianças menores são extremamente visuais. Explore cores e sentidos na sua loja. Pense na decoração como um atrativo e promova mini-eventos direcionados aos pequenos. Atividades recreativas como pintura no rosto, contação de histórias e apresentações culturais são bons atrativos. Atrativos como carrocinha de pipoca e guloseimas também chamam a atenção das crianças e se tornam diferenciais na hora de escolher o estabelecimento para realizar as compras. Para atrair ainda mais os pequenos, é interessante que a equipe de vendas esteja usando uniformes lúdicos, como boné colorido, avental ou camiseta. O ideal é que as atrações propostas tenham alguma relação com um produto ou segmento importante para a data.
Fonte: FCDL/SC