Para CNDL e SPC, lojistas já esperavam um desempenho fraco. Alta dos juros e baixa empregabilidade foram os responsáveis pela desaceleração do setor
As expectativas pessimistas dos comerciantes brasileiros se confirmaram e o comércio varejista amargou o pior resultado dos últimos três anos para o Dia dos Pais: as vendas a prazo cresceram +3,78%. Nos anos anteriores, as expansões foram de 4,75% (2012); 6,86% (2011) e 10% (2010), segundo dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). O resultado leva em conta as vendas parceladas realizadas na semana que antecede o Dia dos Pais, entre 3 e 10 de agosto.
Vendas Dia dos Pais |
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Ano |
Crescimento |
2013 |
3,78% |
2012 |
4,75% |
2011 |
6,86% |
2010 |
10% |
Na avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, a retração no setor já era esperada pela maioria dos comerciantes, que já conseguem sentir os reflexos do vai e vem nas lojas. “O cenário econômico é desfavorável. Os juros estão mais caros e o Brasil não cria tantos empregos como nos últimos anos, o que é fundamental para aquecer o consumo interno. Além disso, a inflação acima do centro da meta reduz o poder de compra do brasileiro”, diz Pellizzaro Junior.
Os produtos mais procurados foram os itens de vestuário, perfumaria, calçados, bebidas e artigos eletrônicos.
Fonte: spcbrasil