31 out 2014

Dia Mundial da Poupança é lembrado nesta 6ª feira

caixapoupança

Caixa possui mais de 56 milhões de clientes com poupança. A expectativa é de que a instituição encerre 2014 com 6,4 milhões de novos clientes. Foto: Alana Pastorini

Nesta sexta-feira, dia 31, é lembrado o dia Mundial da Poupança. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), divulgados nesta pela Caixa Econômica Federal, o total depositado nas cadernetas de poupança brasileiras cresceu 14% entre setembro de 2013 e setembro de 2014, superando os R$ 504 bilhões.

Em Santa Catarina, o Banco do Brasil é responsável por aproximadamente 5 milhões de conta poupança e a Caixa, por 2. 217 milhões.

De acordo com o Banco Central o rendimento da poupança, que é em torno de 6% ao ano, é igual para todos os bancos, conforme definido por lei. Mesmo sem mencionar qual o público alvo do serviço, o BC diz que o instrumento é o mais acessível ao pequeno poupador.

De acordo com a Caixa, o Dia Mundial da poupança foi instituído em 1924, durante congresso internacional de economia do Instituto Mundial de Bancos de Poupança. No Brasil, o 31 de outubro – dia Nacional da Poupança – começou a ser comemorado a partir de 1933. E a história da poupança no Brasil se confunde com a da Caixa Econômica Federal, desde a sua criação, em 1861, tornando-se uma referência no tema.

Este ano, pela 13ª vez consecutiva, a Caixa recebeu o prêmio “Top of Mind”, do Instituto Datafolha, por ser a marca mais lembrada no País quando se fala de poupança. Atualmente, a CAIXA detém 35% do mercado de poupança brasileiro.

A data também é lembrada como uma forma de conscientizar as pessoas sobre a importância do hábito e da necessidade de investir tendo a preocupação com o futuro. Segundo o Fundador da Academia do Dinheiro, em São Paulo, Mauro Calil, criar o hábito de poupar e, também, de ter um planejamento financeiro pessoal, é fundamental para uma vida e um sono mais tranquilos.

“Comece a fazer isso imediatamente”, recomenda ele, ao avaliar o comportamento de consumo observado na população nos últimos anos. Ele alerta que os bens adquiridos, embora tenham um tempo longo de duração, vão exigir troca ou manutenção. “Isso poderá pressionar o orçamento, minando a capacidade de poupar”, alerta.

De acordo com dados do Caixa, existem atualmente mais de 56 milhões de clientes com poupança no banco. A expectativa é de que a instituição encerre 2014 com 6,4 milhões de novos clientes em poupança. A representatividade da poupança da instituição financeira é influenciada por sua rede de atendimento, composta de 4.136 unidades próprias, 13.196 lotéricas, 19.399 correspondentes e 7.738 pontos de autoatendimento.

The post Dia Mundial da Poupança é lembrado nesta 6ª feira appeared first on Economia SC.