20 nov 2014

Embraco revela vencedores de prêmio de ecologia

Escola Municipal Professor Saul Santana Oliveira Dias é uma Uma das instituições com projeto implantado com patrocínio do Prêmio Embraco. Foto:  Divulgação

Escola Municipal Professor Saul Santana Oliveira Dias é uma Uma das instituições com projeto implantado com patrocínio do Prêmio Embraco. Foto: Divulgação

Uma das mais reconhecidas iniciativas empresariais brasileiras em favor da educação ambiental, o Prêmio Embraco de Ecologia encerra, nesta quinta-feira, dia 20, sua 22ª edição, com a entrega dos troféus às instituições vencedoras. O evento começa essa noite, às 19h, e terá a presença de autoridades e representantes das escolas participantes. Neste ano, 33 projetos foram inscritos, dos quais cinco serão premiados – um na categoria “Transformação” (que prevê um período de dois anos de execução) e quatro na categoria “Ação” (um ano).

A última etapa de classificação se deu nesta semana, com a apresentação dos 16 finalistas à comissão julgadora, formada por especialistas convidados pela empresa: o professor José Vicente Freitas, que foi coordenador de educação ambiental do Ministério da Educação de 2008 a 2014 e é consultor da Unesco e do Programa das Nações Unidas para o tema, a mestre em saúde e meio ambiente Denise Lenke Carletto e a consultora Vanessa Weber Leite, diretora da T-Chai Consultoria e Educação.

“O prêmio é a expressão do empenho da Embraco em promover impactos positivos nas comunidades onde atua”, ressalta o diretor de operações da Embraco Brasil, Emerson Zappone, lembrando o reconhecimento que o Prêmio Embraco de Ecologia recebeu do Guia Exame de Sustentabilidade 2013.

Uma das instituições com projeto implantado recentemente a partir do patrocínio do Prêmio Embraco é a Escola Municipal Professor Saul Santana Oliveira Dias. Contemplado em 2012, o projeto “Pão nosso – alimento do corpo, sustento sagrado”, voltado para o cuidado com os professores e a importância da alimentação no colégio, será finalizado em 2015. “Percebemos que alguns problemas de saúde estavam atrapalhando nossos profissionais e a frequência das aulas. Reestruturamos a parte de alimentação com base na permacultura, que leva em conta a ética, o cuidado com a terra, o aproveitamento de recursos locais e o gasto mínimo de energia”, explica a educadora Fernanda de Oliveira Arins.

No ano passado, uma das primeiras ações realizadas foi a organização de um biomutirão, envolvendo a comunidade, e a criação de uma horta. O próximo passo, segundo Fernanda, será trabalhar o espaço de forma mais pedagógica, envolvendo diversas disciplinas. “O que mais vemos é a mudança de atitude dos profissionais e dos alunos. Na prática diária e no discurso. Em toda a escola, houve uma melhoria no pensamento ambiental. O Prêmio Embraco de Ecologia possibilitou essa mudança de pensar e abriu espaço para conversa e reflexão”, aponta.

Em mais de duas décadas de existência, o Prêmio Embraco de Ecologia vem colocando a educação ambiental no centro das discussões, dentro e fora de aula. Neste período, foram desenvolvidos 778 projetos, 99 dos quais implantados com o patrocínio da empresa. A iniciativa abrange os níveis da educação infantil e ensino fundamental e se constitui na principal ação de investimento social da Embraco no Brasil. Com mais de 100 mil pessoas beneficiadas, o prêmio foi classificado entre as boas práticas do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU), reconhecido pelos prêmios Eco, da Câmara Americana de Comércio, e Expressão de Ecologia, e incluindo no currículo apresentações em conferências de educação ambiental dentro e fora do Brasil.

The post Embraco revela vencedores de prêmio de ecologia appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br