O objetivo de toda empresa é vender bem e ser lucrativa, estratégia bastante correta para manter a longevidade. Mas nem sempre isso acontece, pois muitas empresas querem vender o máximo de produtos e serviços num mercado altamente competitivo, mesmo não tendo condições de atender prontamente as necessidades dos clientes e terminam alcançando resultados totalmente diferentes do que gostariam.
Vender bem e com lucratividade é excelente! Entretanto, há uma grande diferença entre “vender bem” e “vender muito”, sobretudo quando se quer vender a todo custo e sem planejamento, o que ocorre com frequência no mercado. Na ânsia de “vender muito”, muitas empresas negligenciam na estratégia para “vender bem”.
É comum encontrarmos no mercado quatro grupos de empresas com relação à política de vendas e, logicamente, com resultados diferentes, dos quais alguns são desastrosos:
- Empresas que são focadas em vendas de produtos e serviços
São empresas que têm como política forçar vendas, mesmo que seus produtos e serviços não atendam às necessidades dos clientes. O negócio é vender na base da pressão, tendo como lema: “quando o vendedor estiver diante do cliente tem que vender qualquer coisa”.
- Empresas que são focadas em preço
São empresas que prostituem o mercado, pois, para vender, queimam preços, dão descontos altos e prazos de pagamentos longos. Fazem um verdadeiro estrago no mercado.
- Empresas que são focadas em lucro
Ao contrário do grupo anterior, são empresas que trabalham com preços elevados e com boa margem de lucro. Preferem perder vendas, mas não estão dispostas a diminuírem seus lucros.
- Empresas que são focadas na satisfação plena e fidelização de clientes
Neste grupo estão as empresas que são realmente profissionais. Trabalham com bons produtos e serviços e têm equipes de profissionais altamente capacitados, pois investem bastante em treinamentos.
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