21 out 2014

Empresários de SC participam da Feira de Cantão

Integrantes da missão em visita à montadora BAIC Beijing. Foto: Fiesc/Divulgação

Integrantes da missão em visita à montadora BAIC Beijing. Foto: Fiesc/Divulgação

A visita à indústria automobilística BAIC Beijing, que fatura US$ 30 bilhões ao ano e pretende chegar a US$ 120 bilhões/ano até 2020, chamou a atenção da missão de industriais brasileiros que visita a China. Uma comitiva de 66 empresários estão no país asiático em missão liderada pela Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina). Eles participam da Feira de Cantão, considerado o maior evento chinês de negócios, reunindo 60,2 mil expositores.

“São números que impressionam, ainda mais quando comparados com o que acontece no Brasil, onde temos uma economia praticamente parada”, afirmou Tito Schmitt, vice-presidente regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e líder da comitiva. Segundo Schmitt, a participação na Feira de Cantão superou as expectativas dos brasileiros, que descobriram tecnologias e oportunidades de negócios além das inicialmente previstas.

Em parceria com China Trade Center, a Fiesc participou do pavilhão internacional, servindo como ponto de encontro para a delegação brasileira e promovendo as indústrias catarinenses. No stand, recebeu visitantes interessados em conhecer oportunidades no Brasil nos segmentos de alimentos e bebidas, madeira e plásticos. Também divulgou o programa Portos.SC, que promove os terminais catarinenses como ponto de conexão logística com o Brasil.Durante seminário em Guangzhou, no sul do país, o representante da Apex-Brasil, Cesar Yu, destacou que a China tem comprado mais couro brasileiro por conta do aumento da demanda do setor automotivo. O país também tem importado calçados, especialmente os infantis. Ele falou ainda do sucesso da marca Havaianas, que conta com 100 quiosques no país asiático.

O cônsul-geral do Brasil em Guangzhou, José Lessa, salientou que a China cresceu mais de 10% ao ano nos últimos anos. Ele lembrou que só a província de Guangdong, onde a comitiva está, registrou em 2013 PIB de US$ 1,2 trilhão, metade do PIB brasileiro. Aos industriais ele lembrou que é uma província bastante promissora para fazer negócios.

Ainda em Guangzhou o grupo realizou visita técnica à Retop, empresa líder na fabricação de telas e painéis de LED na China, com atuação no mercado mundial. A comitiva foi recebida pelo vice-presidente da empresa, Jia Xiao Liang. A companhia, fundada em 1997, emprega 20 mil trabalhadores e possui o maior parque fabril de produção de LED do país.De acordo com Schmitt, após o retorno ao Brasil, previsto para amanhã, dia 22, os industriais devem levar de 60 a 90 dias para analisar os contatos e prospecções e encaminhar a realização de negócios com o país asiático.

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Via: economiasc.com.br