01 jul 2014

Empresas árabes intensificam negócios com Brasil

Projeto Copa do Mundo é iniciativa da Câmara de Comércio Árabe e da Apex. Foto: Divulgação

Projeto Copa do Mundo é iniciativa da Câmara de Comércio Árabe e da Apex. Foto: Divulgação

A Câmara de Comércio Árabe Brasileira realizará nesta quarta-feira, dia 2, e quinta feira, dia 3, rodadas de negócios que contarão com a participação de empresas árabes do Norte da África e brasileiras do setor de alimentos. Um grupo de cerca de 20 players já está confirmado. O evento faz parte do Projeto Copa do Mundo, iniciativa da entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e associações de setor.

Entre as companhias já confirmadas estão a ONAB Trade, Ragab Sons Group, Koutoubia, Envia Foods, Alibra, Sunfield, Tirolez, Pankommerz, Global Entrerprise, Ranaville, Cerealle, Confepar, Brasil Agri, Piracanjuba, Mazzaferro, Ferraz Máquinas, Alimentos do Brasil e Razzo, entre outras.

Os participantes serão recebidos por Michel Alaby, diretor-geral da Câmara Árabe, e assistirão a uma apresentação sobre o projeto. “A Câmara Árabe é a única câmara reconhecida no Brasil pela Liga Árabe e pela União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos Países Árabes para emitir documentos para exportação aos países da região”, destaca Alaby, colocando a entidade à disposição dos empresários.

Com foco em intensificar as exportações brasileiras, a Câmara Árabe está promovendo uma série de ações aproveitando a Copa do Mundo. Além das rodadas de negócios, a entidade vai promover produtos alimentícios brasileiros em ações overseas como a Brazilian Week, em parceria com a rede de supermercados The Sultan Center, que foi realizada de 3 a 16 de junho. “Estamos aproveitando a vocação da Copa do Mundo em gerar oportunidades de negócios. As ações, com esse formato, são uma chance de se mostrar de fato o Brasil aos árabes, em vez de somente falar sobre o País. Também são iniciativas para que os compradores possam desfrutar do esporte nacional, pois as partidas também fazem parte da agenda. Os árabes são aficionados por futebol e pela Seleção Brasileira. O projeto vai permitir também que os árabes possam visitar empresas e fornecedores para ver in loco suas instalações e determinar as perspectivas de negócios com essas companhias”, explicou o CEO da Câmara Árabe, Michel Alaby.

As rodadas estão sendo realizadas em três fases diferentes. Nos dias 8 e 9 de junho ocorreram as negociações com empresas de alimentos da região do Golfo e no dia 26 de junho foi a vez do setor de construção. Ambos os setores estão entre os principais, considerando os produtos brasileiros exportados aos árabes.

Os árabes que estarão nas rodadas da Câmara Árabe são parte de um grupo maior de compradores do Oriente Médio que virão ao País durante a Copa. A Apex está trazendo 68 importadores da região, de países árabes, como Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Kuwait, Omã, Iraque, Líbano, Palestina, Jordânia e Líbia, e não árabes, como Irã e Turquia. Importadores do Sudão, país do Norte da África, também participam do projeto.

Estes compradores estão participando de agendas promovidas por diferentes parceiros da Apex. Eles vêm ao país para fazer negócios em 18 setores, como alimentos, construção, calçados, farmoquímico, higiene pessoal e perfumaria, máquinas e implementos agrícolas, equipamentos médicos e produtos têxteis, entre outros.

No primeiro trimestre de 2014, as exportações brasileiras de alimentos aos países árabes foram recorde, atingindo quase quatro bilhões de toneladas. Já o acumulado de janeiro a abril totalizou US$ 2,8 bilhões. Destaques desse aumento foram Egito (15,3%), Argélia (39,2%), Iêmen (13,2%) e Síria (251%). Figuram entre os produtos com maior crescimento cafés e chás (12,7%); leites, laticínios, ovos e mel (213%); sucos de frutas (104%); bem como doces e geleias (417%).

Brazilian week

A Brazilian Week foi realizada na loja do Sultan Center localizada na cidade de Al-Salmiya. A divulgação dos produtos nacionais será centrada em alimentos. Durante o período, cerca de 150 itens estarão em destaque nas prateleiras do supermercado e o público poderá degustar alguns dos sabores brasileiros.

The post Empresas árabes intensificam negócios com Brasil appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br