A multa por atraso na declaração de Pessoa Jurídica é 2% sobre o imposto devido. Foto: Divulgação
As empresas têm até o dia 30 de junho de 2014 para declarar o Imposto de Renda Pessoa Jurídica, a DIPJ. A transmissão deverá ser feita por meio de assinatura digital, utilizando uma certificação digital válida. As informações devem ser encaminhadas à Receita Federal do Brasil por meio de um programa gerador da DIPJ, disponível no site do órgão.
O presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, José de Souza explica que os empresários deverão fornecer para os profissionais da Contabilidade os dados contábeis referentes ao último ano, bem como valores de retenções realizadas pela empresa de seus prestadores de serviço PJ. “As declarações que não forem entregues dentro do prazo ou com erros e omissões resultarão em convocações a multa aplicada é de 2% sobre o valor do imposto devido ao mês-calendário e R$ 20,00 para cada grupo de 10 informações incorretas ou omitidas”, disse Souza.
De acordo com o presidente da Federação, este ano será o último para o envio da DIPJ. A partir de 2015 entra em vigor a Escrituração Fiscal Digital – EFD do IRPJ, que substituirá a obrigação acessória. “O profissional da Contabilidade assumirá uma função fundamental para as empresas no sentido de conduzir e cumprir essa nova obrigação. Portanto, a total integração entre empresários e contadores faz-se necessária para o cumprimento da nova determinação do governo”, enfatiza Souza.
The post Empresas têm até o dia 30 para declarar impostos appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br