17 set 2014

Encontro sobre pesca e aquicultura ocorre no RJ

pesca-barco-camaroeiro

Estado deve ser representado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca, Bento Garcia. Também participa do encontro o Ministro Eduardo Lopes. Foto: Divulgação.

Nesta quinta-feira, dia 18, no Rio de Janeiro, ocorre o encontro Diálogos”, que objetiva debater diretrizes da Política Nacional de Pesca e Aquicultura. No encontro, o Estado de Santa Catarina deve ser representado pelo técnico de piscicultura e maricultura da Secretaria da Agricultura e da Pesca, Bento Garcia.

Também participa do encontro o Ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes. O encontro que termina na sexta-feira, dia 19, ocorre no Hotel Everest, em Ipanema.

O secretário de Santa Catarina da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, comenta que o encontro busca boas experiências, além de debater melhorias aos setores. “Entre os assuntos que serão tratados, nosso técnico deve falar sobre legislação. Um bom exemplo que vem acontecendo, é a importação de pescados prontos pro consumo. É necessário que essa industrialização do produto seja feito em solo brasileiro, pois criar novos postos de trabalho”.

Ele comenta que o Estado não é contra a importação de peixes não existentes no Brasil – como o salmão- e sim, a favor que o peixe seja embalado e fiscalizado dentro do País. “Tentaremos discutir sobre a aplicação de 30% de imposto sobre a importação do pescado pronto pro consumo”, ressalta o secretário.

O objetivo do Diálogos é incentivar a participação da sociedade civil na elaboração da Política Nacional de Pesca e Aquicultura. Assim, os segmentos da pesca industrial, artesanal, pesca e aquicultura ornamental, carcinicultura, maricultura e da aquicultura continental, devem discutir um documento base, elaborado pelo Ministério a Pesca e Aquicultura e pelo Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura (Conape), para dar as suas contribuições.

Na noite do primeiro dia, 18, haverá a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Marinha do Brasil, o Ministério da Pesca e Aquicultura e o Instituto Federal Fluminense (IFF). O acordo permitirá que o Instituto ministre cursos do Ensino Profissional Marítimo (EPM) para Aquaviários do 3º Grupo-Pescadores.

No total, sete Institutos Federais de Educação estão credenciados pela Marinha do Brasil para habilitar os pescadores a trabalharem embarcados. Estão previstas as presenças do Ministro Eduardo Lopes, do Comandante do Departamento de Portos e Costas, Almirante Cláudio Portugal Viveiros e do Reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas Pereira. Logo depois, será anunciado o Lançamento da publicação “Panorama da Pesca e Aquicultura no Brasil 2014”.

No dia 19 de setembro, sexta-feira, às 15h30, o ministro Eduardo Lopes participará do encerramento dos “Diálogos”. O Encontro é uma realização do Ministério da Pesca em conjunto com o CONAPE.

The post Encontro sobre pesca e aquicultura ocorre no RJ appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br