16 set 2014

Energia no Estado sobe até 18,31% em 4 cidades

energia - transmissão

Reajuste médio varia entre 0,33% e 17,39%. O aumento foi autorizado nesta terça-feira, dia 16, pela Agência Nacional de Energia Elértrica (Aneel). Foto: Divulgação

A partir do dia 28 de setembro, 24,4 mil unidades consumidoras dos municípios de Treviso; Jacinto Machado; Turvo e Lauro Müller devem ter as contas de luz reajustadas. O reajuste médio varia entre 0,33% e 17,39%. O aumento foi autorizado nesta terça-feira, dia 16, pela Agência Nacional de Energia Elértrica (Aneel).

Vale ressaltar que os atendidos pela Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) já sofreram o reajuste anual, feito em agosto deste ano.

As cidades são atendidas por quatro cooperativas que fornecem energia em Santa Catarina, sendo elas: Cooperativa de Energia Treviso (Certrel); Cooperativa de Eletricidade Jacinto Machado (Cejama); Cooperativa de Distribuição de Energia (Cersul) e a Cooperativa de Eletrificação Lauro Müller (Coopermila).

As contas de luz da Coopermila e da Cersul terão reajustes médios de 15% e 15,19%, respectivamente. Os consumidores de alta tensão da Certrel não terão suas tarifas reajustadas. Já os de baixa terão aumento de 0,9%. No caso da Cejama, os consumidores de alta tensão terão reajuste de 16,63%, enquanto os de baixa, vão receber contas reajustadas em 18,31%.

Os consumidores de alta tensão da Cersul pagarão 14,4% a mais, enquanto os de baixa terão reajuste de 16,13%. Já os clientes atendidos pela Coopermila terão aumentos de 13,31% (alta tensão) e de 17,58 % (baixa tensão).

Ao todo, 24,4 mil unidades consumidoras terão as contas de luz reajustadas: 3,7 mil atendidos pela Certrel no município de Treviso; 4,7 mil pela Cejama em Jacinto Machado; 15 mil péla Cersul em Turvo; e 1 mil pela Coopermila no município de Lauro Müller.

Já os cerca de 17 mil moradores do município de Morro da Fumaça (SC) vão pagar menos pela energia elétrica, a partir do dia 28 de setembro. Com isso, as 11 mil unidades consumidoras atendidas pela Cooperativa Fumacense de Eletricidade (Cermoful) terão uma redução média de 2,54% nas tarifas. (Agência Brasil)

The post Energia no Estado sobe até 18,31% em 4 cidades appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br