1- Quais são os serviços essenciais que podem ser mantidos?
– Farmácias
– Supermercados
– Unidades de saúde
– Postos de combustível
– Funerárias
– Distribuidoras de água e gás
– Distribuidoras de energia elétrica
– Clínicas veterinárias de emergência
– Serviços de telecomunicações
– Órgãos de imprensa
– Segurança privada
– Coleta de lixo
– Serviços alimentícios de delivery poderão permanecer abertos, porém, com grade de funcionários diminuída.
– Padarias, sem atendimento de mesas
2- Academias, shoppings e restaurantes ficam fechados?
Sim, por um período de sete dias
3- Os transportes públicos estão suspensos?
Sim, pelo período de sete dias desde a última quinta-feira (19). As linhas municipais, intermunicipais e interestaduais deixaram de circular. O cumprimento das medidas está sendo fiscalizado pela Agência Regulado (Aresc) e Policia Militar Rodoviária.
4- Bancos estarão fechados?
Sim. As agências bancárias da cidade permanecerão fechadas pelo prazo de 7 dias, até segunda ordem, e apenas operações em caixas eletrônicos estarão disponíveis neste período.
5- Motoristas de aplicativo podem seguir trabalhando?
Sim. Os transportes de aplicativo e táxis seguem normalmente. O prefeito Fabricio Oliveira suspendeu a vigência do decreto que exigia cadastramento dos motoristas por aplicativos para facilitar a oferta do serviço. Nesse mesmo decreto tem a recomendação para circular somente com vidro aberto, disponibilizar álcool em gel e transportar no máximo dois passageiros por vez.
6- Os Correios irão funcionar?
As agências de atendimento dos Correios devem ficar fechadas.
7- Como fica a situação dos aplicativos e estabelecimentos com delivery, no sistema de entrega em casa?
Os estabelecimentos do ramo alimentício que realizam entregas podem seguir atuando com o sistema de delivery. Não há impeditivo para eles. Os demais estão suspensos. Mas é preciso que respeitem as regras de higiene. Casos que estiverem em desacordo pode ser denunciados pela Ouvidoria do Município pelo número 0800-64433800.
8- E os estabelecimentos que vendem alimentos/refeições?
Os supermercados ficam abertos e não há necessidade de fazer estoque de alimentos, porque os caminhões de abastecimento estão circulando livremente. Já os restaurantes devem permanecer fechados.
9- Como fica a situação dos hotéis?
O decreto estadual estabelece que novos hóspedes não podem ser aceitos. Aqueles que já estavam hospedados podem permanecer até o fim do período programado. Aqueles que já têm reserva devem reagendar ou cancelar. Novos hóspedes não são permitidos.
10- Podem ser promovidos eventos?
Não. Eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos, estão suspensos pelo período de 30 dias.
11- Como ficam as situações de emergências odontológica e veterinária?
Podem ser atendidas apenas para plantão, consultas rotineiras devem ser canceladas ou remarcadas.
12- A população pode denunciar estabelecimentos que estiverem abertos?
Sim, através do telefone 190 e do telefone 181 da Polícia Civil
13- Há bloqueios em acessos de BC?
Sim. A Guarda Municipal, agentes de trânsito e a equipe da Saúde já bloquearam os acessos de Balenário Camboriú. Essa medida é feita para conter a disseminação do vírus. Todos podem deixar a cidade, mas apenas moradores do município e das cidades vizinhas podem entrar.
14- Haverá fiscalização das medidas de restrição?
Sim. No caso dos transportes, as equipes da Aresc farão a fiscalização. É possível fazer denúncias pelos telefones 190 (Polícia Militar) ou no 181 para denúncias em caso de irregularidades em estabelecimentos ou preços abusivos.
15- Posso ir à praia?
Não. O prefeito Fabrício Oliveira divulgou um decreto na quinta-feira (19), que impede o uso das praias de Balneário Camboriú. A medida tem duração de 7 dias.