17 jun 2014

Estádio ganha etiqueta de eficiência energética

Arena das Dunas, em Natal, foi certificada  pelo Organismo de Inspeção em Eficiência Energética de Edificações (OI3E), da Fundação Certi, de Florianópolis. Foto: Valter Campanato/ ABr / Divulgação

Arena das Dunas, em Natal, foi certificada pelo Organismo de Inspeção em Eficiência Energética de Edificações (OI3E), da Fundação Certi, de Florianópolis. Foto: Valter Campanato/ ABr / Divulgação

selo menor aindaA primeira etiqueta de eficiência energética do Brasil para um estádio de futebol foi concedida no último dia 12 para a Arena das Dunas, em Natal, Rio Grande do Norte, um dos doze estádios-sede da Copa do Mundo de 2014. O estádio recebeu etiqueta nível A. A inspeção de projeto para a concessão da etiqueta foi realizada pelo Organismo de Inspeção em Eficiência Energética de Edificações (OI3E), da Fundação CERTI, instituição de Florianópolis que atualmente é a única acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE) para conceder esse tipo de certificação.

Ao comprar um eletrodoméstico, geralmente olhamos preço, marca e, não menos importante, a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), com classificação de A (mais econômico) até E (menos econômico). Quem levar para casa uma geladeira, condicionador de ar ou lavadora de roupas com classificação A, vai economizar energia elétrica – e dinheiro no fim do mês.

Até aí, nenhuma novidade. Mas e se fosse possível saber o nível de eficiência energética de uma casa ou prédio? Pois isso já é realidade no Brasil. Edificações residenciais, comerciais, de serviços e públicas podem obter a ENCE.

Para atender ao mundial e também aos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, recentemente foi publicada pelo Inmetro a Portaria complementar n° 126/2014, que traz os requisitos específicos para a avaliação de eficiência energética de estádios. A avaliação das arenas é bastante semelhante à dos edifícios comerciais, de serviços e públicos. São avaliados, em conjunto: envoltória (materiais de paredes e cobertura), sistema de iluminação e sistema de condicionamento de ar. Além disso, inovações que contribuem para economia de água e de energia podem aumentar em até um nível a classificação final.

A Arena das Dunas conquistou o Nível A com um projeto visando à eficiência energética, que utiliza paredes e coberturas com bom desempenho térmico, lâmpadas e condicionadores de ar eficientes, além da instalação de equipamentos economizadores de água e reaproveitamento de água pluvial.

Estudos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) indicam que, em uma edificação com etiqueta A de eficiência energética, pode haver redução de até 32% no consumo de energia, em comparação com uma edificação com nível inferior. Edificações eficientes, além de trazerem mais conforto para os usuários, consomem menos água e energia, ajudando a preservar os recursos naturais e o meio ambiente.

The post Estádio ganha etiqueta de eficiência energética appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br