02 jul 2014

Estudo aponta melhores oportunidades de negócios

negocios 2

Pesquisa do Sebrae/SC mostra produtos pet e para solteiros como promissores. Foto: Divulgação

O estudo do Sebrae/SC analisou o comportamento e perfil do consumidor e os nichos de mercado brasileiro para traçar potenciais negócios para investimento nos próximos anos. A pesquisa aponta nove tendências de consumo: consumo exigente, consumo+60 anos, consumo saudável, consumo responsável, consumo de baixa renda, consumo precoce, consumo online, consumo prático e consumo de nichos. Dentro dessas categorias foram selecionados os principais segmentos.

No topo da lista está o Mundo Pet. Os negócios no segmento Pet geram mais de 3 milhões de empregos no Brasil e movimentam R$ 14 bilhões por ano. As famílias gastam em média R$ 350,00 por mês com seus animais de estimação. Nesse segmento, algumas tendências de negócio são apontadas, como serviço de estética para animais, SPAS, cosmético para cães e gatos e moda pet, como roupas e acessórios para os animais.

O “mundo dos sozinhos” também é tendência. No Brasil, 72 milhões de pessoas moram sozinhas e a quantidade de casas de solteiros triplicou nas últimas três décadas. Levando isso em consideração, alguns negócios tendem a ser certeiros daqui pra frente, como a construção de imóveis compactos, a produção de produtos fracionados e em pequenas porções, alimentos pré-prontos e serviços de administradores de lares.

A elaboração do estudo faz parte da organização da Feira do Empreendedor 2014. “A pesquisa é para que possamos orientar os empresários sobre as melhores opções de negócio e quais são as tendências para o futuro”, explica a gestora da Feira do Empreendedor 2014, Josiane Minuzzi.

Considerado um dos maiores eventos de empreendedorismo do país, a Feira do Empreendedor ocorre de dois em dois anos e reúne em um único local informações sobre abertura de empresas, gestão, alternativas de negócios, novos empreendimentos, inovações tecnológicas, acesso a mercados, oportunidades e crédito aos empreendedores.

Abaixo a lista dos outros segmentos que foram apontados como tendências de mercado nos próximos anos e as oportunidades de negócios gerados por eles.

E-commerce

O comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 12,74 bilhões no primeiro semestre de 2013. Esse valor é 24% maior que o registrado no mesmo período de 2012. A quantidade de pedidos feitos via web aumentou 20%, chegando a 35,54 milhões.

Oportunidades de Negócios

– Vendas pelas redes sociais e blogs

– Agências de publicidade on line

– Geolocalização de ofertas

– Cross funding

– Desenvolvimento de conteúdo para terceiros

Vida, Saúde e Estética

O crescimento de 30% da classe média no Brasil nos últimos anos já representa 53% da população, aumentando a busca por tratamentos estéticos e qualidade de vida.

Oportunidades de Negócios

– Salões de beleza exclusivos para o público masculino

– Venda de pacotes mensais para a classe C

– Monitoramento de idosos à distância

– Roupas inteligentes

– Aplicativos de serviços de dados médicos

Economia do Mar

Congrega os segmentos de recursos minerais e marinhos, alimentos do mar, portos e transporte marítimo, energias oceânicas e turismo.

Oportunidades de negócios:

– Aqüicultura sustentável

– Fornecedores de peças para barcos

– Manutenção de motores de embarcações

– Energia oceânica

– Transporte marítimo

Cadeia Automotiva

O setor automotivo representa 20% do PIB brasileiro. Especificamente com a instalação da BMW em Araquari serão criados 1500 novos empregos numa cidade de 24 mil habitantes e 500 empregos indiretos.

Oportunidades de Negócios:

– Ferramentaria

– Rebarbação

– Injeção de plástico

– Serviços e softwares para controle de qualidade

– Tecnologias a laser

Tecnologia da Informação

O mercado de TI no Brasil em 2010 foi de 64,7 Bilhões. A análise dos especialistas em Santa Catarina revela que o setor de TI tende a crescer e se desenvolver em todas as esferas econômicas.

Oportunidades de Negócios:

Realidade colaborativa da Internet

Computação em nuvem (cloudcomputing)

Tecnologias cognitivas

– Controle e monitoramento de gases do efeito estufa

– SaaS ( Software as a Service)

Diversão, lazer e turismo

O comportamento do consumidor aponta para a customização em massa de produtos e serviços, inclusive pacotes turísticos e opções de lazer voltado a determinados segmentos da população

Oportunidades de negócios:

Entretenimento digital

Parques temáticos

Pousada boutique

Turismo de aventura

Agências de turismo especializadas por segmentos como os idosos

Crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes estão ficando adultas mais cedo ou, pelo menos, assumindo hábitos de consumo mais precocemente. As crianças constituem um enorme mercado potencial (40 milhões de crianças 0-14 anos no Brasil), que influenciam o consumo de seus familiares.

Oportunidades de negócios:

– Aluguel de brinquedos lúdicos e educativos

Espaço de artes marciais

Academia de ginástica para crianças

Centro de atividades culturais

Atelier de moda infantil com cursos direcionados para crianças e adolescentes

Negócios em Casa

Com o crescimento da tecnologia aumenta a oportunidade da venda de produtos e serviços em casa, existindo 3,5 milhões de negócios com esse perfil no Brasil

Oportunidades de negócios:

Escritório domésticos

– Designer virtual

– Promotor de eventos

– Consultoria de imagem

– Organizador de viagens

The post Estudo aponta melhores oportunidades de negócios appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br