Evento LIDE SC – Foto: José Luiz Somensi/Divulgação
Giovana Kindlein
A crise empresarial nos anos 90 foi a mola propulsora para a criação da empresa Porsche Consulting, da montadora alemã Porsche AG, considerada a mais rentável do mundo no setor automotivo. O seu expertise levou os empresários catarinenses, César Gomes, da Portobello, Gilberto Heinzelmann, da Metalúrgica Zen, e Marcelo Brognolli, da Brognolli Imóveis, entre outros, a participarem na quinta-feira, dia 16, do almoço-debate promovido pelo Lide SC (Grupo de Líderes Empresariais) em parceria com o Grupo Guga Kuerten, em Florianópolis.
Orientações da cultura Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta, adotada pela Porsche com base no Sistema Toyota de Produção, como por exemplo reduzir o desperdício no processo de trabalho, entre outras, foram compartilhadas pelo presidente da Porsche Consulting Brasil, Rüdiger Leutz, em português. “Vocês têm que trabalhar sem desperdício. Desperdício é retrabalho, documento inconsistente, tempo de espera, muito inventário”, aconselhou.
Em outro momento, disse aos empresários que se deve “evitar demitir as pessoas. Primeiro, porque demitir e depois recontratar fica muito caro, e segundo, porque você precisa de multiplicadores em outras plantas. Aplicamos esse princípio no grupo Volkswagen inteiro”.
As empresas catarinenses Fibrafort, de Itajaí, a construtora Mendes Sibara, de Balneário Camboriú, a Embraco e a Whirpool, ambas de Joinville, já adotam o serviço da Porsche. Desde 2012, todos os processos de gestão, design e produção do estaleiro itajaiense são analisados em parceria com a consultoria.
Leutz ministrou a palestra na sala de troféus Guga Kuerten, no Centro Empresarial Aldo Kuerten. O presidente do Grupo Guga Kuerten, Rafael Kuerten, que também integra a diretoria do Lide, planejou o evento junto com o presidente, Wilfredo Gomes.
A solução de como melhorar a produtividade e eficiência da empresa foi o foco da palestra. Leutz mostrou um vídeo do processo fabril da indústria em 1990 com muitos operários parados. “Quantas pessoas estão trabalhando e quantas pessoas estão esperando?”, questionou. Um segundo vídeo, três anos depois, apresenta um ambiente mais limpo. “Vocês podem observar que eles estão mais focados”. E, por fim, um terceiro vídeo, mostrando o processo atual. “A cada fluxo de quatro minutos e 30 segundos sai um carro novo”.
No Brasil, o primeiro cliente da consultoria foi a Volkswagen do Brasil. Hoje, a Porsche pertence integralmente ao grupo Volkswagen, que tem no total 12 marcas: Lamborghini, Bentley, Audi, Bugatti, Ducati, Seat, Skoda, Man, Volkswagen Caminhões e Scania. A Porsche Consulting atua com todas as marcas do grupo para aumentar a competitividade no mercado automotivo.
The post Expertise da Porsche vira exemplo para empresas appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br