Quatro a cada 10 consumidores com mais de 55 anos enfrentam dificuldades para encontrar produtos e serviços que atendam necessidades específicas do público “maduro”. A decepção é ainda maior na procura por vestuário ou entre o público feminino. As conclusões são de estudo da consultoria Hype60+ (especializada no público da terceira idade) e da aceleradora Pipe.Social. “O público maduro é muito invisível pelas marcas, que começam a incluí-lo em estratégias e criar produtos e serviços em um passo lento”, analisou uma das coordenadoras da pesquisa e cofundadora da Hype60+, Layla Vallias.
No caso exclusivo das consumidoras, o percentual de quem não encontra produtos que atendam às necessidades passa de 40% para 43%. Destaque para o segmento de moda e acessórios, onde 46% não tiveram os desejos de consumo atendidos. “Mulheres da terceira idade reclamam que chegam no shopping e encontram apenas roupas de jovem ou tudo bege”, afirmou Layla, observando que muitas empresas acabam rotulando o público através de clichês estéticos ou publicitários.
Como reflexo, mais da metade (52%) do contingente afirma não ser fiel a marca alguma. Além do vestuário, 40% dos entrevistados pela Hype60+ (que ouviu mais 2,2 mil pessoas) não encontram alimentos que cumpram necessidades específicas. Entre os produtos de beleza e higiene pessoal, o percentual atinge 27% da amostra. O desencontro pode ser explicado por algumas hipóteses. Entre elas, avalia a cofundadora da Hype60+, está o receio de um “envelhecimento da marca” após a aposta no público. “Precisamos de campanhas mais positivas”, argumentou Layla, citando a Natura como exemplo de companhia que dá passos nessa direção.