Ações na Vila Germânica alavancaram faturamento do comércio durante a Oktoberfest 2014. Foto: Marcelo Martins/Oktoberfest/Blumenau/Divulgação
A 31ª edição da Oktoberfest Blumenau apresentou algumas mudanças positivas em relação ao ano anterior. Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio SC, a abertura diária da Vila Germânica no horário de almoço foi um dos fatores responsáveis pelo aumento de 10,3% no faturamento do comércio dos pavilhões.
Também há diferenças no perfil do público que visitou a edição de 2014, conforme tendência antecipada pela Fecomércio SC em 2013. Se, nos anos anteriores, a Oktoberfest era vista como uma festa de jovens solteiros, neste ano, o evento se consolida como um espaço democrático, com aumento de 17% entre os turistas de 36 a 45 anos e predomínio de casais, que representaram 48,3% dos visitantes. Neste ano, o gasto médio ficou em R$ 113,43.
A pesquisa também confirmou a expressividade da Oktoberfest Blumenau no cenário nacional, com grande presença de turistas dos estados de São Paulo (25,8%) e do Rio de Janeiro (12,1%). Mas ainda são os conterrâneos catarinenses que mais aproveitam a festa, representando 29,7% do total de visitantes.
Na avaliação geral, a Oktoberfest manteve avaliação ótima junto aos turistas, em relação aos preços praticados durante a festa e à estrutura geral da cidade. A boa avaliação dos turistas resultou no percentual de 86,6% dos que retornarão no próximo ano. Isso comprova que a festa de 2014 foi um evento de sucesso junto ao público.
Os empresários, por sua vez, tiveram uma opinião menos otimista do que os turistas, devido ao menor crescimento do movimento e do faturamento no comércio da região. O resultado geral, no entanto, não foi negativo. Entre os empresários do comércio de rua e de shopping, a pesquisa registrou 37,3% e 25% de avaliação “boa”, respectivamente. Quem mais se beneficiou, no entanto, foram os empresários do comércio da Vila Germânica, que tiveram alta de 10,3% no faturamento e 66,7% de avaliação boa.
A pesquisa de turismo Oktoberfest Blumenau 2014 realizada pela Fecomércio SC entrevistou, entre os dias 09 e 28 de outubro, 575 turistas e 329 estabelecimentos comerciais de Blumenau, entre eles, 24 hotéis. Além das entrevistas com os turistas e com os empresários, foram realizados 633 flagrantes nas catracas de entrada, com a finalidade de identificar o perfil dos participantes do evento.
The post Faturamento do comércio na Oktoberfest aumenta 10,3% appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br