17 out 2014

Florianópolis sedia campeonato do setor equestre

Florianópolis será palco do XVII Campeonato Brasileiro de Marcha Batida que irá eleger os melhores cavalos mangalarga marchadores do País, de 4 a 9 de novembro, na Sociedade Hípica Catarinense. Além dos julgamentos, outras atrações estão programadas, como a VII Exposição Brasileira do Criador do Cavalo Mangalarga Marchador, que também ocorre de 04 a 09 de novembro, e no dia 08 a 6ª edição do Marchador Fest, na Associação Catarinense de Medicina – ACM.

Conhecida como o “Oscar da Raça”, a festa premiará aqueles que se destacaram no setor equestre em 2014. O campeonato a e seus eventos paralelos devem movimentar mais de 12 milhões de reais em Florianópolis.

Ao todo, cerca de 600 cavalos de todo o país irão participar de concursos de marcha, julgamentos, provas funcionais e sociais. Pela primeira vez o evento é realizado em Santa Catarina, local escolhido por destacar-se no segmento com a oferta cada vez maior de cavalos mangalarga marchador com alta qualidade e cobiçados por grandes criadores. A organização espera um público superior a duas mil pessoas.

Aberto ao público, o evento é voltado para empresários, produtores rurais, profissionais liberais, pessoas ligadas ao agronegócio e tem como objetivo a avaliação dos animais inscritos em diversos quesitos, além de promover interação entre os criadores do Brasil e do exterior.

Um dos grandes destaques do evento é o leilão cavalos e de lotes embriões, que deve movimentar mais de oito milhões de reais, atraindo profissionais de todo o país. Além disso, a movimentação do trade turístico, não apenas na Grande Florianópolis, pois estão previstas viagens para outros destinos turísticos catarinenses, compras e lazer, que devem movimentar até quatro milhões de reais. Isto sem considerar o giro no mercado de trabalho – tanto direta quanto indiretamente – e os profissionais envolvidos em todo o evento.

Segundo Carlos Motta, presidente do Núcleo Catarinense de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, entidade que, em conjunto com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, está organizando os eventos, Santa Catarina participa do cenário nacional do Mangalarga Marchador desde a década de 80, quando os primeiros criatórios iniciaram seus trabalhos no estado.

Conta ainda que de lá de lá para cá, a evolução genética foi acentuada e o profissionalismo incrementado a cada período.

“Este trabalho sério de seleção genética consequentemente acarretou na conquista dos maiores títulos da raça, durante nossa principal disputa, ou seja, a Nacional do Mangalarga Marchador. Os criadores do estado trouxeram para Santa Catarina títulos de campeões nacionais, Grandes Campeões Nacionais da Raça e Campeões Nacionais de Marcha, com cavalos e éguas nascidos em solo catarinense. Estes títulos são as maiores honrarias do Mangalarga Marchador e a premiação da melhor seleção de cavalos possíveis dentro de um criatório”, explica Motta.

Este é o segundo maior evento do segmento no País, reunindo grandes investidores, prospectando novos criadores e expondo os mais premiados animais. “Será um importante evento que vamos realizar em Florianópolis e que deverá reunir os principais criadores do País”, destaca Motta.

Segundo a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), o setor movimenta R$ 7,3 bilhões ao ano, sendo o terceiro maior rebanho equino do mundo (5,9 milhões de cabeças). A raça gera 43 mil empregos diretos e 200 mil indiretos. A indústria de cavalo representa seis vezes o que emprega a indústria automobilística no país. Hoje no Brasil existem registrados 600 mil animais e oito mil criadores. Brasil, Estados Unidos e seis países europeus reúnem mais de 30 mil criadores da raça.

O Marchador Fest, o Oscar da raça, homenageia e premia criadores do mangalarga marchador e também as inúmeras personalidades que contribuíram e divulgam a raça pelo Brasil e mundo. As premiações da ABCCMM são definidas com base na classificação do ranking anual da raça, que revela os melhores animais (macho, fêmea, reprodutor, reprodutriz e castrados) da raça mangalarga marchador de Marcha Picada e Batida, e ainda os melhores criadores, expositores e criadores não expositores de Marcha Picada e Batida por regiões e Estado.

Há o Ranking dos Núcleos, que premia em dinheiro os três núcleos que mais se destacaram no ano hípico, e são homenageadas pessoas que se destacaram no ano tais como funcionários da ABCCMM, árbitros, técnicos, alunos do projeto mangalarga marchador para todos, destaques esportivos – atletas que se notabilizaram, entre outros. Este evento deve reunir em Florianópolis grande parte do PIB nacional.

“A pontuação do ranking é contabilizada de acordo com a participação nas exposições especializadas do ano equestre. No caso dos melhores reprodutores e reprodutrizes, a pontuação é feita de acordo com o resultado alcançado pelas progênies em pistas”, explica João Bayer, diretor de eventos do Núcleo Catarinense.

The post Florianópolis sedia campeonato do setor equestre appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br