Por Brenda Thomé
A constatação de que existia uma dificuldade na organização e gestão de fretes dentro das empresas foi o motivo para que a empresa blumenauense TranspoBrasil dedicasse tempo e atenção ao desenvolvimento de uma solução para a questão. O resultado desse trabalho foi a criação do software transpoFrete, sistema destinado à gestão de contratação de fretes e logística, no qual já foi investido R$1,5 milhão e que já conquistou clientes como Altenburg, Taschibra, Stemac e Hemmer. O Portal Economias SC entrevista o diretor comercial da TranspoBrasil, Gilson Chequeto, que fala sobre os benefícios, os resultados e os investimentos no setor de logística e transporte das empresas.
Como vocês, da TranspoBrasil Sistemas, identificaram que a gestão de fretes dentro das indústrias enfrentava dificuldades?
A TranspoBrasil Sistemas é uma empresa especialista no desenvolvimento de softwares para a gestão de contratação de transportes, voltados ao atendimento de indústrias e demais empresas embarcadoras de mercadorias. Até novembro de 2013, a empresa fazia parte do grupo da G2KA Sistemas, empresa especializada em software para a gestão de documentos fiscais eletrônicos, fundada em 2007. Desde esta data, as duas empresas deixaram de fazer parte do mesmo grupo e tomaram rumos diferentes. A G2KA Sistemas foi incorporada ao grupo da Neogrid Software, de Joinville, e a TranspoBrasil Sistemas deu continuidade ao seu planejamento estratégico de forma independente.
O transpoFrete surgiu como um projeto spin-off do grupo G2KA Sistemas. Do trabalho dentro deste grupo, que emitia notas fiscais eletrônicas, surgiu uma linha de pesquisa que constatou que a gestão de fretes dentro das indústrias enfrentava dificuldades. A partir daí, começou o desenvolvimento do software transpoFrete que visava solucionar estes problemas.
Quais as vantagens de usar o transpoFrete?
Com a utilização do transpoFrete, as empresas passam a ter condições de gerenciar todo o ciclo de contratação de transportes. A solução incorpora ganhos mediante processos de auditoria 100% automatizada dos valores dos fretes pagos pela empresa e permite que a empresa simule as melhores alternativas financeiras de transportadoras para efetuarem os seus embarques diariamente.
Outra vantagem é que a empresa pode fazer suas análises de viabilidade de utilização de transportadoras para determinadas regiões, de acordo com o perfil da sua carga. Além disso, o transpoFrete aumenta a transparência com os clientes mediante agilidade no repasse das informações em relação às entregas que são feitas e permite que as empresas avaliem o índice de desempenho de cumprimento de prazos das transportadoras.
Já existe algum indicador que meça a eficiência do software?
Sim, o software apresenta indicadores que auxiliam a empresa a verificar a evolução do seu processo de fretes após a implantação do mesmo, permitindo avaliar os ganhos financeiros, assim como analisar o desempenho da equipe de logística. Por exemplo, o sistema permite que a empresa avalie, ao longo da linha do tempo, quantos embarques foram entregues e não entregues, em andamento, ou com prazo vencido. Dentre as situações que o software permite controlar, as principais são a quantidade de fretes cobrados com valor diferente do negociado, a quantidade de notas fiscais não entregues e a quantidade de conhecimentos de fretes cancelados após pagamento de frete ter ocorrido.
Como o software pode proporcionar redução de custos?
O software proporciona redução média de custos de 2% através da auditoria automatizada dos valores dos fretes e, em torno de 3% através dos processos de simulação de fretes e análise de propostas de transportadoras. Estes números são conservadores, pois se observa ganhos ainda maiores em algumas empresas. Além destes ganhos tangíveis, o software proporciona ganhos operacionais através da automatização da entrada das faturas de fretes no sistema de gestão empresarial (ERP).
Como está sendo a receptividade dessa solução junto ao empresariado?
Em virtude dos ganhos que o software proporciona, a receptividade das empresas em relação ao transpoFrete tem sido muito grande. Em geral, o processo de implantação exige o direcionamento de esforços muito grande, tanto para a empresa cliente quanto para a transpoBrasil. Juntamente com a implantação do software, acaba acontecendo um processo de revisão de todas as negociações de preços e prazos, o que acaba organizando a área como um todo. Muitas vezes, durante a implantação, descobre-se que a própria empresa embarcadora desconhece a forma exata de cálculo de alguns dos seus fretes. Entretanto, este trabalho é, sem dúvida, recompensador.
É necessário algum tipo de treinamento para utilizá-lo?
Sim, a TranspoBrasil possui uma metodologia de implantação que prevê uma série de etapas para a conclusão e o sucesso do projeto. Após o término da implantação, há um processo de capacitação dos profissionais do cliente para a utilização do software e também para a extração das informações gerenciais.
De que forma foram levantados os R$5 milhões em investimentos?
Parte deste valor foi investida desde o início do projeto e a outra parte integra um plano de investimento para os próximos três anos. Resumindo: o investimento desde o início do projeto em 2012 foi de R$ 1,5 milhão e a fonte dos recursos foi do aporte de capital dos sócios. Nosso objetivo foi desenvolver uma solução voltada ao segmento industrial, investindo em infra-estrutura física e de TI, pessoal qualificado, consultoria em negócios, planejamento estratégico, estrutura comercial e de mercado;
A projeção de investimento para os próximos três anos é de R$ 3,5 milhão. Os recursos são provenientes da própria empresa. Vamos destinar o investimento na segmentação da solução para outros setores, como agronegócio, distribuição e varejo; ampliação da área de atuação, incorporação de equipe técnica e comercial, entre outros.
Quais são as expectativas de retorno para esse investimento?
A TranspoBrasil espera consolidar-se em três anos, como uma das principais desenvolvedoras de software para gestão de transportes (TMS) no país.
Que outros produtos a Transpo Brasil oferece? O TranspoFrete é o primeiro?
O foco principal da transpoBrasil é o software transpoFrete e o planejamento da empresa direciona todos os esforços para esta solução. Uma constante no processo de evolução da ferramenta será a verticalização para novos segmentos.
A empresa já trabalha em um novo projeto?
Sim. A TranspoBrasil está preparando um novo modelo de oferta de serviços no modelo BPO (Business Process Outsourcing), através do qual prestaremos serviços atrelados à utlização do transpoFrete. Será um modelo onde a transpoBrasil vai operacionalizar o software pela empresa cliente, sem que ela tenha que se preocupar com isto. Apresentaremos ao final do mês uma série de relatórios que darão estratégicas em relação à eficiência das transportadoras e as análises financeiras em relação ao custo de frete.
A empresa cliente não precisará se preocupar em operacionalizar o software no dia-a-dia, como por exemplo, ter que efetuar contato com as transportadoras para sanear um problema no cálculo do frete, por exemplo, ou ainda, buscar informações a respeito do motivo pelo qual um embarque não recebeu apontamento de entrega por parte da transportadora após o prazo estar vencido. Tudo isto será feito pela transpoBrasil e o nosso cliente apenas analisará as informações.
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Via: economiasc.com.br