15 out 2014

Horário de verão começa no próximo domingo, dia 19

horáriodeverão

Em SC, os dados indicaram redução em torno de 5% na carga do sistema elétrico da Celesc Distribuição (166MW). Foto: Marcos Santos/USP Imagens

À zero hora do dia 19 de outubro, começa o Horário de Verão (HV). Os brasileiros que vivem nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste devem adiantar o relógio em uma hora. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), esse horário proporcionará economia de energia de 195MW médios e de 55MW médios no subsistema Sudeste/Centro-Oeste e no subsistema Sul, o que representa 0,5% da energia consumida nesses subsistemas.

O Operador assinala que esses ganhos são relevantes, uma vez que os armazenamentos adicionais contribuem para a garantia do atendimento energético ao longo de 2015 e para eventual redução do despacho futuro de geração térmica, que tem reflexos nas tarifas para o consumidor final.

Em Santa Catarina, a diminuição de demanda prevista, 180MW, proporcionará a redução do carregamento do sistema de atendimento à região metropolitana de Florianópolis, reduzindo possíveis cortes de carga em situações de contingência (veja comparativo esperado para cidades catarinenses).

Dessa forma, com a adoção do Horário de Verão e, caso se verifique significativa melhora nas condições hidroenergéticas do SIN, com o início do período úmido 2014/2015, será evitada a sincronização de uma unidade geradora na Usina Termelétrica J. Lacerda B, de janeiro a fevereiro de 2015, sem prejuízo da segurança operacional do suprimento, proporcionando economia de R$ 3 milhões. Também minimizará a possibilidade de corte de carga na contingência de um dos transformadores das Subestações Blumenau e Xanxerê..

Veja o gráfico:

Na última edição, que começou no dia 20 de outubro de 2013 e teve duração de 119 dias, o Operador Nacional do Sistema (ONS) estimou economia de R$ 280 milhões em energia elétrica nos 11 estados que adotam o HV e no Distrito Federal.

Em Santa Catarina, os dados indicaram redução em torno de 5% na carga do sistema elétrico da Celesc Distribuição (166MW) e 0,5% na energia (41,6 GWh ou 13 MWmédios) em sua área de concessão.

A redução foi equivalente a 79% da carga do município de Florianópolis ou 37% da carga de Joinville durante todo o período. Em relação à redução no consumo de energia, o valor representou aproximadamente o consumo, durante o período do HV, de um município como Araranguá, com 25.946 unidades consumidoras, ou 10,2% do consumo de Blumenau ou, ainda, 36,4% do consumo de Lages.

The post Horário de verão começa no próximo domingo, dia 19 appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br