O prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, esteve em reunião com ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, em Brasília para discutir atendimento social aos imigrantes de Gana no sul do Estado. Foto: Renato Fernandes Alves/MTE
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, garantiu nesta quarta-feira, dia 13, apoio ao esforço da Prefeitura de Criciúma no atendimento às famílias de refugiados de Gana que estão se estabelecendo no município. O cálculo é de que mais de 2 mil pessoas já estão morando em cerca de 26 residências na cidade, a grande maioria em condições de vulnerabilidade social. O município quer o apoio do governo federal para o atendimento dos refugiados com aluguel social, alimentação e móveis para que as famílias tenham melhores condições de vida.
Manoel Dias recebeu em Brasília o prefeito do município, Márcio Búrigo e intermediou um encontro com o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Marcelo Cardona Rocha. O ministério é o responsável por este tipo de política no governo federal. A intenção do ministro é acelerar o repasse dos recursos e evitar qualquer tipo de complicação social no município. “Houve o atendimento de grupos de imigrantes pelo governo federal em outros estados e cidades. Vamos trabalhar para que Criciúma e Santa Catarina também recebam essa assistência”, assegurou o ministro.
Por meio do Ministério do Trabalho e Empego os refugiados estão conseguindo retirar a carteira de trabalho e boa parte já conseguiu emprego em Criciúma e em municípios vizinhos. “Estamos vivendo um momento de pleno emprego e isso tem atraído pessoas de outros países”, complementou Dias.
O prefeito contou ao ministro que está preocupado com o fato de existirem pessoas que estariam organizando e aliciando essas pessoas para que elas se estabeleçam em Criciúma. “Há uma figura como a do coiote norte-americano, que atravessa as pessoas do México para os Estados Unidos. Quando esses refugiados chegam em Criciúma elas já sabem onde ir e procuram despistar a assistência social”, argumentou. Búrigo, acrescentou que o fluxo de pessoas é contínuo. A cidade chega a receber novos imigrantes africanos diariamente. “Eles chegam de avião, em São Paulo, com visto de turista emitido na Guiné. No Brasil se declaram perseguidos e conseguem a documentação provisória da Polícia Federal. Depois, partem de ônibus para Criciúma”, complementou.
The post Imigrantes de Gana em Criciúma terão apoio do MTE appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br