Apesar do número de usuários de internet ter superado metade da população brasileira, em Santa Catarina apenas 13,9% dos acessos à rede são feitos por celulares ou tablets, conforme o IBGE. Usar o espaço virtual para vendas do varejo ainda está abaixo de todo o potencial que o espaço oferece.
Para Cláudia Boaventura, CEO da agência BCOMB e especialista em marketing digital, “muitas pessoas se arriscam neste mercado sem ter a menor noção de como funciona o mundo on-line e, muito menos, sobre as ações necessárias para atingir os resultados esperados”. Entre os clientes da agência estão a Hammerhead, empresa de artigos esportivos do ex-nadador Fernando Scherer, Decanter, Shopping Itaguaçu, Shopping Ideal, Cambirela Hotel e Dominik. Ela também é diretora de capacitação da Associação Brasileira de Agentes Digitais em Santa Catarina (Abradi/SC).
De acordo com ela, apesar da retração em 2015 e perspectivas pessimistas para o ano, o comércio eletrônico é uma exceção e a expectativa é crescer 8% em relação ao exercício passado, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Isso porque estudos apontam que os aparelhos celulares ganharão ainda mais força e as compras via mobile, também conhecido como m-commerce, deverão representar 30% do total de pedidos, ante 20% em 2015, tornando esses aplicativos essenciais ao varejo.
Para alavancar as vendas há cursos sobre marketing digital, produzidos com conteúdo voltado ao uso das redes sociais, além de outros tópicos do universo on-line. “Ainda existe um grande desconhecimento quanto ao impacto das estratégias digitais nas empresas e como obter o melhor resultado neste ambiente relativamente novo”, explica Cláudia, que ainda frisa que a ABRADI/SC promove estes eventos com o objetivo de qualificar o lojista, que passa a ter contato com o cenário digital catarinense e acesso a parceiros mais bem preparados para criação e desenvolvimento de estratégias voltadas ao varejo.