A prefeitura de Joinville realiza nesta quarta e quinta-feiras, dias 16 e 17, no auditório da Companhia Águas de Joinville, a partir das 9 horas., a leitura técnica dos projetos de intervenção urbana que integrarão o futuro Plano de Mobilidade. Entre as principais intervenções estão os corredores de ônibus, sistemas binários, pontes, pavimentação, abrigos e ciclovias.
Participam das reuniões representantes da Embarq Brasil de Porto Alegre, a UFSC (Universidade Federal de SC), Caixa Econômica Federal, empresas de ônibus, movimento Pedala Joinville e órgãos da Prefeitura – Ippuj, Seplan, Ittran e Seinfra. O prefeito Udo Döhler estará presente na abertura dos trabalhos. “Trata-se de um alinhamento estratégico de todas as intervenções na cidade em sintonia com os investimentos já garantidos no PAC de Mobilidade Urbana”, explica o presidente do Ippuj, Vladimir Constante.
Na direção de priorizar o transporte coletivo, um dos projetos em avaliação é a requalificação dos corredores de ônibus do eixo norte-sul, integrado pelas ruas João Colin, Blumenau, Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, Santa Catarina e São Paulo. Outro projeto, também na melhoria do transporte coletivo, é o eixo leste de corredores de ônibus nas ruas Helmuth Fallgatter, Albano Schmidt, Guanabara, Florianópolis, Monsenhor Gercino, Procópio Gomes, Urussanga e Beira-rio.
O Plano de Mobilidade de Joinville (PlanMob) está previsto no Plano Diretor de Joinville de 2008, sintonizado com a Política Nacional de Mobilidade, que obriga todos os municípios com mais de 20 mil habitantes a disporem de um Plano de Mobilidade. A lei federal que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade foi sancionada em janeiro de 2012 e dá prazo de três anos para os municípios criarem seus planos. Quem não atender ficará impedido de receber recursos federais destinados a esse fim.
Depois da “leitura comunitária” por meio de oito consultas públicas em todas as regiões da cidade e da “leitura técnica” nesta semana, as próximas ações visando à elaboração do Plano de Mobilidade é a tabulação das sugestões, elaboração do plano de ação, validação das propostas em audiências públicas, consolidação do projeto, apreciação pelo Conselho da Cidade, realização da última audiência pública em novembro e encaminhamento do projeto de lei à Câmara de Vereadores. Todas essas etapas serão realizadas até o mês de dezembro.
Serviço
O quê: reunião técnica do Plano da Mobilidade de Joinville
Quando: quarta-feira, dia 16, e quinta-feira, dia 17
Onde: auditório da Companhia Águas de Joinville, Rua XV de Novembro, 780
The post Joinville inicia avaliações do plano de mobilidade appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br