15 jul 2014

Mais da metade dos pais cede a chantagens de filho

Pesquisa mostra que 52% dos pais cedem à pressão dos filhos para comprar produtos, mesmo que comprometa o orçamento. Foto: Divulgação

Pesquisa mostra que 52% dos pais cedem à pressão dos filhos para comprar produtos, mesmo que comprometa o orçamento. Foto: Divulgação

Um estudo do portal Meu Bolso feliz e do SPC Brasil mostra que 52% dos pais afirmam ceder à pressão dos filhos para comprar produtos, mesmo sabendo que a atitude iria comprometer o orçamento da família. Os itens de eletrônicos (jogos, celulares e notebooks) aparecem em primeiro lugar, seguidos das roupas, dos programas de passeio, dos calçados e dos brinquedos. O estudo também mostra que os próprios pais não dão bons exemplos aos filhos: 76% já ficaram inadimplentes e 53% costumam comprar produtos que não precisam.

Os pais também foram questionados a respeito dos argumentos mais desafiadores ao lidar com a pressão dos filhos. Para 22% dos entrevistados, o mais difícil são as negociações do estilo “se você me der isso, eu prometo fazer aquilo”. Em segundo lugar vem a chantagem emocional, argumento mencionado por 16% da amostra. Nesse caso, os pais acabam cedendo para não se sentirem culpados, ou para não “ficar com dó” das crianças.

Mau exemplo para os filhos

A pesquisa do SPC mostra que os pais não estão, no geral, dando bom exemplo aos filhos. Entre os entrevistados que têm filhos, 76% já ficaram inadimplentes, e 53% compraram alguma coisa sem precisar nos últimos três meses. Além disso, 74% não reservam uma parte dos ganhos mensais para poupança e 37% está pagando atualmente cinco ou mais parcelas ao mesmo tempo, entre compras parceladas no cartão de crédito, crediário, cheque pré-datado e empréstimos.

Na avaliação de Tânia Zagury, pais que têm dificuldades de lidar com dinheiro dificilmente terão um pensamento crítico em relação a gastos excessivos dos filhos e conseguirão dar um bom exemplo. “Não me surpreendo com o fato apontado pela pesquisa de que a maioria dos pais avalie que seus filhos têm bom comportamento financeiro”, disse Tânia.

Com mais da metade dos pais admitindo ceder à pressão dos filhos, a psicóloga concluir que a tarefa de formar consumidores mais conscientes não é nada simples. Os pais não têm educação financeira, compram por impulso e sequer percebem que os filhos seguem o mesmo caminho”, indaga.

De maneira geral, os especialistas do Meu Bolso Feliz recomendam que os pais conversem direta e abertamente com as crianças sobre a atual situação financeira da família, seja ela positiva ou não.

The post Mais da metade dos pais cede a chantagens de filho appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br