Jornada Catarinense de Psiquiatria reúne médicos e profissionais ligados a área de saúde mental, em Florianópolis. Foto: DivulgaçãoSe
A Jornada Catarinense de Psiquiatria reunirá médicos e profissionais ligados a área de saúde mental, em Florianópolis, de hoje, dia 13, até sábado, dia 15, no Oceania Convention Center, na praia de Ingleses, em Florianópolis. Eles vão debater temas que vão desde a psiquiatria infantil até a geriátrica, com o objetivo de aprofundar a tema “Psiquiatria ao longa da vida”. O presidente da Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP), Eduardo Mylius Pimentel, afirma que “o objetivo é trazer assuntos que fazem parte do cotidiano dos profissionais, para uma conversa científica com foco na prática clínica”.
A abertura ocorre na noite desta quinta-feira, dia 13, às 20 horas. Durante a programação estão previstos, ainda, cursos, estudos de casos clínicos e atualizações científicas. Entre os destaques estão as abordagens nas áreas de neuropsiquiatria, psicofármacos, espiritualidade e agressividade no esporte.
O médico Marcelo Calcagno Reinhardt coordenará uma mesa sobre a paixão e a violência no esporte. O debate abordará as origens do futebol e das torcidas sobre dois aspectos importantes: a manifestação sadia e harmoniosa e a paixão obsessiva e violenta. “Estamos diante de um cenário que se torna interessante para ser analisado, já que a violência dentro e fora de campo tem se tornado frequente no Brasil. Queremos trazer os lados envolvidos no processo para enriquecer a compreensão desse fenômeno social”, diz. O ex-jogador Sávio Bortolini participa da mesa, nesta sexta-feira, dia 14, às 17h30, para trazer sua experiência como atleta.
Haverá, também, um espaço privilegiado, para o debate sobre o uso de psicofármacos durante a gestação. O tema é de extrema importância, sobretudo, se considerar que os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), demonstram que 10% das gestantes em países de baixa e média renda apresentam algum tipo de transtorno mental. Ansiedade, depressão e psicose estão entre os mais prevalentes, não raramente implicando em risco de suicídio. O psiquiatra Tadeu Lemos coordenará os debates da mesa, nesta sexta-feira, dia 14, às 16h, com a participação do médico Amaury Cantilino da Silva Júnior, de Pernambuco.
Cursos
Nesta edição, os cursos da pré-jornada estão organizados em quatro turmas: “Sexualidade”, “Insônia”, “AT (Acompanhamento Terapêutico)” e “Do estresse precoce a depressão bipolar: via PsicoNeuroEndocrinologia”, para atender a necessidade dos profissionais.
Entre eles, o professor Mario F. Juruena ministrará o workshop sobre como o estresse precoce – termo que engloba tanto traumas e maus-tratos físicos como abusos sexuais e emocionais sofridos por crianças e adolescentes – pode agravar quadros de depressão e bipolaridade na vida adulta. “As marcas são permanentes no cérebro de quem passou por esse tipo de situação. Como resultado, há diversos pacientes que desenvolvem psicopatologias depressivas na vida adulta”, explica.
Ele destaca, também, que a associação entre abusos físico, sexual e emocional e negligências na infância, relaciona-se principalmente com dois subtipos prevalentes de depressão: a atípica e a melancólica. “Se um indivíduo com predisposição genética à depressão sofrer maus-tratos, os riscos de que ele desenvolva a doença aumentam muito. E isso ocorre por causa da influência de fatores externos [ambientais, sociais, econômicos] na constituição física e psíquica”, reforça.
Ainda, durante os dias do evento, ocorrem simultaneamente a VIII Jornada do Centro de Estudos Psicodinâmicos de Santa Catarina (CEPSC), a VI Jornada do Núcleo Psicanalítico de Santa Catarina (NUPSC) e a III Jornada da Atual Psi (TCC).
Realizado pela ACP, a jornada conta, também, com o apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A expectativa dos organizadores é que o evento, aliado aos atrativos de Florianópolis, seja um sucesso garantido e alcance uma expressiva presença de público.
SERVIÇO
XII JORNADA CATARINENSE DE PSIQUIATRIA
Tema: Psiquiatria ao longo da vida
Data: Dias 13, 14 e 15 de novembro
Local: Oceania Convention Center (Rua dos Mariscos, 550 – Ingleses).
The post Médicos se reúnem em SC para debater saúde mental appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br