Programas sociais e de qualificação profissional serão destacados pelo ministro Manoel Dias. Foto: Divulgação
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, representa o Brasil na 3ª Reunião de Ministros Iberoamericanos do Trabalho que acontece no México. Ele vai apresentar a experiência brasileira de geração de empregos em três sessões de diálogo ministerial, que vão contar com a presença de delegações de cerca de vinte países.
Dias discursa nesta terça-feira, dia 25, na Segunda Sessão de Diálogo Ministerial, que tem como tema “Inovação Institucional para Promover o Emprego de Qualidade”. Ao lado dele estará a ministra do Emprego e Seguridade Social da Espanha, Fátima Bañes Gracía. A moderação do debate será realizada pelo do secretário para a Cooperação Iberoamericana, Salvador Arriola.
Em sua intervenção, o ministro brasileiro vai mostrar que os resultados positivos alcançados pelo Brasil desde o ano 2003 refletem um modelo de crescimento que busca privilegiar o emprego e a distribuição de renda. Segundo Manoel dias, nos últimos doze anos foram gerados mais de 20 milhões de empregos formais no Brasil e, em 2013, o País atingiu, pela segunda vez nesta década, o mínimo histórico da taxa de desemprego medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o índice de 4,6%, nas regiões metropolitanas.
“Os resultados com a relação à informalidade também são significativos, com queda 18 pontos percentuais, fazendo com que a economia brasileira saísse de um cenário em que o trabalho informal era predominante, para um cenário em que a formalidade do mercado de trabalho é o que prevalece”, complementou.
Também terão destaque na manifestação do ministro durante este e nos demais debates do encontro, os avanços proporcionados pelos programas sociais, tais como o Programa Bolsa Família, os programas de Inclusão Produtiva e a Política de Valorização do Salário Mínimo. Dias defenderá a inclusão produtiva e a sustentabilidade como elementos chave para a promoção do estado de bem estar e a coesão social e a necessidade de aumento da qualidade dos postos de trabalho e da qualificação profissional dos trabalhadores, com ênfase nas mulheres e nos jovens. Nesse contexto também falará dos avanços conquistados com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e sobre a Lei do Aprendiz, que criou cotas de empregos para jovens nas empresas, incentivando novas contratações.
The post Ministro do Trabalho participa de reunião no México appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br