O Natal registrou queda de 13,6%, na média, do Estado nas vendas no crediário, na comparação com o ano passado, aponta a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC). “A segunda onda da pandemia afugentou os consumidores. O aumento do contágio fez com que muitas pessoas ficassem mais em casa e segurassem mais dinheiro devido às incertezas do cenário, a falta de alguns produtos também influenciou no resultado, contrariando as boas expectativas”, avalia o presidente da FCDL/SC, Ivan Roberto Tauffer.
Alguns setores, no entanto, registraram alta, como material de construção, móveis eletrodomésticos e supermercados. Os setores que tiveram as maiores retrações foram turismo e hotelaria e vestuário e acessórios. Por outro lado, houve crescimento de vendas on-line, por conta do isolamento social.
O sucesso do comércio virtual em Santa Catarina é reflexo do cenário brasileiro. Levantamento da EbitNielsen, por exemplo, mostra que as vendas on-line do varejo brasileiro cresceram 44,6% no Natal de 2020 em relação à mesma data de 2019. “Esperamos uma melhora para o primeiro semestre de 2021, com a chegada da vacina diminuindo o risco de novos contágios e tranquilizando um pouco mais as pessoas”, acrescenta o presidente da FCDL/SC.