Empreendedor da Glóbulo afirma que a marca ainda hoje não é percebida de maneira abrangente. Foto: Divulgação
O projeto Eh.duka promove neste final de semana, dias 26 e 27, um curso de branding em Florianópolis. Os empreendedores da Glóbulo, Alex Lima, e do espaço de coworking 180Hub, Guilherme Sarkis, trazem o especialista em Paulo Lima para ministrar um workshop. Segundo Paulo Lima, o branding é algo novo no Brasil e surgiu devido ao aumento constante da concorrência e exigência dos consumidores.
Confira a entrevista com Paulo Lima, fundador do blog Ideia de Marketing, ao Economia SC.
De acordo com Alex Lima, a Glóbulo, criada em 2005, “passou um bom trabalho para apresentar o que era este assunto e sua utilidade”. Para ele, a palavra marca ainda hoje não é percebida de maneira abrangente. “Vai muito além da parte visual”, destaca. “Iniciando este milênio, pouco se ouvia a respeito de branding no ambiente empresarial ou nas salas de universidades. Este processo foi gradualmente mudando a partir de 2004, quando começa a ter destaque empresas que saíram na frente nos processos de gestão de marca”, explica.
Estratégias
O primeiro passo do branding é identificar o que a empresa realmente pode prometer, algo que está na essência, explica Alex Lima. “Traduzir esta promessa em ação e controlar para que isso seja corretamente realizado é o grande processo. Se eu prometo algo pra você e te entrego, ganho a possibilidade de prometer novamente. Este é o ciclo que considero ser, de forma resumida, a gestão da marca. E se eu entrego, você passa a confiar”, acredita.
As principais ferramentas ou táticas que podem compor uma estratégia de branding, para Lima, são: análise interna e externa; desenvolvimento estratégico e conceitual; criação e, por fim, a gestão – como controlar cada ponto e estar preparado para os próximos.
Para Lima, o branding também pode ajudar as franquias. “Seja um sanduíche, uma roupa, um estacionamento ou um cinema, franquias vendem antes de tudo marca, certo? A forma padronizada de montar o sanduíche também é uma marca, o atendimento na loja de roupa, o cheiro que está no ambiente, tudo isso é marca”. Para ele, as franquias devem transmitir a mesma experiência, a mesma expectativa e o mesmo desejo.
A Glóbulo, com sede em Florianópolis, tem cases de sucesso que já resultaram no prêmio Top de Marketing da ADVB/SC. “Já fizemos uma ação em Chapecó que envolveu uma cidade inteira no que chamamos de teatro invisível, explica Lima. A empresa também já desenvolveu projetos de branding para a Pixeon, a Segware, Blueticket, Grupo Guga Kuerten, Grupo Somma e Clarius.
The post Para Alex Lima, branding vai além da parte visual appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br