12 jun 2014

Paraplégico dá primeiro chute de Brasil X Croácia

exoesqueleto

Brasileiro entrará em campo com exoesqueleto controlado pela mente. Foto: Divulgação

Pioneiro na área de interface cérebro-máquina e interface cérebro-cérebro, o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis é um dos responsáveis do primeiro chute do jogo Brasil x Croácia daqui a pouco, às 17 horas, nesta quinta-feira, dia 12, na Arena Corinthians, Itaquera, em São Paulo após a cerimônia de abertura da Copa do Mundo 2014, que começa às 15h15min.

Considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo pela revista Scientific American, Nicolelis lidera o Projeto Andar de Novo, consórcio internacional que propõe restaurar a mobilidade corpórea em pacientes paraplégicos por meio de um exoesqueleto.

A primeira demonstração pública dessa tecnologia será feita por um adolescente brasileiro com paralisia por lesão na medula espinhal, que entrará em campo usando um exoesqueleto controlado pela mente, caminhará até o centro do gramado e chutará a bola brazuca. O jovem carregará consigo um lenço que pertenceu a Alberto Santos Dumont.

A ação será uma demonstração do consórcio Walk Again (Andar de Novo), do qual fazem parte 100 neurocientistas de diversos países, entre eles, o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis. Ele contou a novidade para 2.166 participantes que o aplaudiram de pé na arena principal do SAP Fórum Brasil 2014 nesta quarta-feira, dia 12, em São Paulo. Nicolelis falou sobre os avanços da tecnologia e suas implicações no futuro.

Ao invés de mostrar um estereótipo do Brasil que o mundo inteiro conhece, de acordo com o neurocientista, a intenção é mostrar que a Copa do Mundo no Brasil está sendo aberta com uma demonstração científica capaz de emocionar o planeta.

O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, disse que “a FIFA está trabalhando em estreita colaboração com a equipe do professor Nicolelis para mostrar ao mundo, pela primeira vez, durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo, um adolescente com paralisia andar em campo”.

Valcke considera que o “futebol tem a ver com esperança, e antever um futuro em que milhões de pessoas com paralisia possam experimentar a alegria de andar de novo é uma preocupação que a FIFA e eu mesmo apoiamos integralmente”.

O projeto Andar de Novo é desenvolvido por um consórcio internacional, liderado no Brasil pelo IINN-ELS (Instituto Internacional de Neurociências de Natal – Edmond e Lily Safra) e conta com a parceria da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), onde está sediado o laboratório.

The post Paraplégico dá primeiro chute de Brasil X Croácia appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br