A venda de chocolates, no Brasil, em 2014, deve registrar resultados próximos aos de 2013, já que, segundo Ubiracy Fonseca, vice-presidente de Chocolates da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), o mercado está estável, depois de crescimento anual na casa dos dois dígitos entre 2009 e 2011.
Os números, ainda que estáveis desde 2012, impressionam: somos o terceiro maior mercado de chocolates e confeitos do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e a Alemanha. São consumidas no Brasil, anualmente, 800 mil toneladas de chocolates e afins, incluindo achocolatados – só de chocolates são 530 mil toneladas por ano. O brasileiro abocanha, em média, 2.8 quilos de chocolate por ano. Só na Páscoa, chegam ao mercado 18 mil toneladas de ovos, o que se traduz em 80 milhões de unidades, distribuídas em 900 mil pontos de venda. Nessa época, 24 mil novos empregos surgem para atender a demanda, principalmente de promotores de vendas.
Quanto aos preços, os ovos de Páscoa devem chegar às lojas até 10% mais caros neste ano, segundo informam os fabricantes – alta em parte justificada pela indústria por conta da valorização do dólar, que sobrecarrega o custo de importação de brindes (que vêm em grande quantidade da China), bem como do cacau (vinculado à Bolsa de Valores de Nova York) e do petróleo, dentre outros insumos usados não apenas na confecção do chocolate, mas também das embalagens. Esta elevação deverá causar impacto no bolso dos devoradores de ovos e está distante do que aponta o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado de março de 2013 (Páscoa do ano passado) até janeiro deste ano: 4,96%.
Ainda assim, todas as empresas apostam no crescimento das vendas neste período. A expectativa do Grupo CRM (Kopenhagen e Brasil Cacau), por exemplo, é bastante otimista: 42% de aumento, tendo em vista, principalmente, a expansão da rede de lojas Brasil Cacau, que pulou de 232 unidades, há um ano, para 500. Segundo a vice-presidente executiva Renata Moraes, este crescimento na verdade não é mais uma expectativa: já se concretizou, uma vez que a produção aconteceu, seguida pela compra de 100% dos produtos pelos franqueados. Só falta agora a última etapa: a aquisição dos ovos pelos consumidores nos pontos de venda. No caso da Kopenhagen, marca premium, o número de lojas é hoje de 330.
Em relação às campanhas publicitárias para ambas as marcas do Grupo CRM, Renata conta que foram investidos 7 milhões de reais no caso da Kopenhagen e 5 milhões de reais no caso da Brasil Cacau. As campanhas – ambas assinadas pela DM9DDB – chegarão à mídia 21 dias antes da Páscoa. O comercial da Kopenhagen será protagonizado pelo food stylist Nir Adar. A marca Brasil Cacau aposta não só na campanha como no patrocínio, pelo segundo ano seguido, do programa Big Brother Brasil, da Rede Globo, o que exige investimento de outros 30 milhões de reais, pela empresa. O patrocínio dá direito à marca de ações focadas na Páscoa, como uma “Prova do Líder”.
Já a Cacau Show terá campanha assinada pela Lew”Lara\TBWA – “Páscoa da Amizade Milionária” – que irá destacar prêmio de um milhão de reais que a marca vai sortear entre seus consumidores, acompanhado de mais 500 mil reais a serem entregues a amigos do ganhador. A marca repete a mecânica da promoção do ano passado, em comercial protagonizado pelos atores Henri Castelli, Murilo Rosa e Max Fercondini. Para participar, será preciso gastar 50 reais em uma das 1570 lojas da rede, e se cadastrar em hotsite focado na promoção. A empresa tem como meta colocar no caixa 570 milhões de reais na Páscoa de 2014, aumento de 24% em relação a 2013.
A indústria como um todo informa haver cerca de 150 lançamentos para a Páscoa 2014.
A Lacta, líder de vendas no período, há 17 anos consecutivos, produziu, para 2014, 28 milhões de unidades. Dentre as novidades estão ovos infantis da linha Monster High e Angry Birds e a maior aposta da empresa: o ovo Bis Xtra de 1 kg. A empresa não vai veicular campanha na grande mídia e suas ações terão foco apenas na internet e nos pontos de venda.
A Garoto informa que renovou boa parte de seu portfólio de Páscoa e se concentrou em produtos associados à Copa do Mundo (a marca é uma das patrocinadoras oficiais do evento, no Brasil). Um de seus destaques é o ovo Troféu da Copa do Mundo (saiba mais aqui). Nem Garoto nem Nestlé – que aposta no lançamento Classic Napolitano – terão campanhas na mídia: essas marcas também centralizarão esforços no ponto de venda, onde a compra é decidida.
Dentre os destaques deste ano, presentes no leque de várias marcas, estão os chamados “ovos de colher”, como o Alpino e o Suflair Mousse, da Nestlé, o Talento, da Garoto, bem como Limão Siciliano, Bem Casado, Doce de Leite e Avelã, da Munik, marca que, em 2014, também não produziu campanha para mídia de massa, tendo em vista seu porte e sua proposta de boutique: a empresa soma apenas 30 lojas no país.
A Cacau Show traz em seu portfólio, dentre outras novidades, uma linha fabricada com chocolate belga e um ovo criado em parceria com a marca Swarovski, que oferece como brinde um pingente de cristal. Essa parceria, iniciada no final de 2013, não se esgotará na Páscoa e seguirá durante o ano, na criação e fabricação de produtos premium, com foco nas mulheres. Vale lembrar que, em 2013, foi lançado pela Kopehagen o ovo Collection, que celebrava os 85 anos da marca e vinha embalado em veludo preto, cravejado com cristais Swarovski.
A Top Cau Cau, que este ano estima produzir cerca de 9,2 milhões de ovos, cerca de 15% a mais que na última temporada, manteve em seu portfólio de 2014 os ovos Senninha, que têm parte do valor proveniente das vendas destinado aos programas do Instituto Ayrton Senna. A marca também oferecerá como brinde, em sua linha infantil, miniaturas e canecas de personagens como Meu Malvado Favorito, Monstros, Frozen e Transformers. Para as meninas, a marca reuniu presentes ‘fashion’ em ovos das personagens Bratz, Ariel, Winx Fadas.
Na Páscoa de 2014, a variedade de brindes encartados nos ovos continua muito abrangente: há deste abajur até fones de ouvido e cofres.
A Páscoa é a terceira principal data do varejo brasileiro, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.