27 set 2013

Pesquisa: 57% do consumo brasileiro são por meio de cartões

cartoes-de-creditoUm estudo que mede a evolução da migração do uso do dinheiro vivo para meios eletrônicos de pagamento, divulgado pela MasterCard nesta segunda-feira, aponta que 57% dos pagamentos efetuados no Brasil são realizados por meio de cartões. Segundo a MasterCard, o País está se aproximando da “conversão completa para a utilização de pagamento eletrônico”.

De acordo com a MasterCard, o Brasil se beneficia da rápida urbanização e do crescimento da classe média, “que provocam alterações nos padrões de meio de pagamento, em todos os níveis de renda”.

“O que parece ser ignorado no diálogo de políticas é que o dinheiro em papel-moeda leva tempo para ser acessado, é mais arriscado de se transportar e custa a um país até 1,5% do seu PIB (Produto Interno Bruto). Não podemos esperar que a transição do dinheiro para o pagamentos eletrônicos se dê em uma noite. Contudo, impulsionado pelos avanços tecnológicos e parcerias público-privadas, essa tendência ganhou um impulso significativo ao longo dos últimos anos,” afirmou, em nota, Peer Stein, diretor de Acesso a Serviços de Consultoria Financeira, na Corporação Financeira Internacional.

Além do Brasil, o estudo apontou os dados de México, Colômbia e Peru. No México, 53% dos pagamentos são eletrônicos, ficando em situação parecida com a do Brasil. Já a Colômbia (24%) e o Peru (22%) aparecem iniciando o processo de migração para o uso do meio eletrônico de pagamento.

O estudo foi feito em 33 países, que representam 85% do PIB global. A liderança do ranking ficou com a Bélgica, onde 93% dos pagamentos são realizados eletronicamente. Na sequência aparecem França (92%), Canadá (90%), o Reino Unido (89%), Suécia (89%), Austrália (86%) e a Holanda (85%).

 

Fonte: terra.com.br