Atualmente, 71% dos consumidores móveis brasileiros são usuários ativos mensais de e-commerce. Ou seja, realizaram pelo menos uma compra pelo smartphone nos últimos 30 dias. A conclusão é da pesquisa Panorama Mobile Time / Opinion Box, que descobriu que o WhatsApp e o Facebook Messenger vêm crescendo na preferência dos consumidores móveis.
O levantamento ouviu mais de 2 mil brasileiros que acessam a internet e possuem smartphone. A pesquisa revelou que as mulheres (73%), mais do que os homens (65%), preferem comprar pelo smartphone em vez de usar o computador. Já na classificação por renda, 57% dos brasileiros das classes A e B preferem comprar pelo smartphone. Os consumidores das classes C, D e E (73%), por sua vez, gostam mais de usar os celulares.
No total, 69% dos consumidores que participaram da pesquisa disseram que preferem comprar pelo celular. Além disso, a satisfação dos brasileiros com a experiência no e-commerce cresceu. Na última pesquisa, feita em abril, 83% dos consumidores estavam satisfeitos ou muito satisfeitos. Seis meses depois, a pesquisa mais recente mostra que o índice de satisfação aumentou para 88%.
Na última edição da pesquisa, WhatsApp e Facebook Messenger apareceram pela primeira vez no ranking dos apps mais usados para e-commerce no Brasil. Na ocasião, os apps foram citados como favoritos por 8% e 5% dos consumidores, respectivamente. Em agosto, o WhatsApp lançou a sua versão Business, que tem como foco o atendimento ao consumidor. Apesar disso, o canal vem sendo usado para gerar vendas.