Cesar Souza disse na oportunidade que a Capital deve receber R$ 1 milhão do governo federal para a melhoria da sinalização turística. Foto: DIvulgação
A prefeitura de Florianópolis anunciou nesta quinta-feira, dia 26, que vai investir R$ 2,8 milhões na capacitação e formalização do receptivo turístico da Capital, entre outras ações. No projeto ‘Floripa Pró-Turismo’, apresentado pelo prefeito Cesar Souza Júnior e pela secretária municipal de turismo, Maria Cláudia Evangelista, a ideia é atender cinco mil micro e pequenas empresas que trabalham diretamente com o turismo na Grande Florianópolis. “Quando a gente vê envolvidos o setor turístico, prefeitura, o trade sem exceção, o Sebrae e a UFSC, todos juntos trabalhando pelo turismo, vemos que estamos no caminho certo”, declarou o prefeito.
Os recursos serão investidos nas ações de curto, médio e longo prazo, como a criação do ‘Observatório do Turismo’, que consiste em um centro de monitoramento para pesquisas de demanda, oferta, preços, além de saber onde e quanto os turistas gastam e o perfil do visitante.
Também deve ser elaborado um inventário turístico com todos os serviços, atrativos, equipamentos turísticos e dados que viabilizem a atividade turística, além de um plano de marketing focado na gestão das ações comerciais. “As ações são tanto estruturantes quanto de resultados imediatos”, afirmou a secretária de Turismo, Maria Cláudia Evangelista. O projeto visa obter os números para planejar e orientar a gestão comercial do turismo na Capital.
O projeto, de acordo com a secretária, começa a ser executado em julho e segue até dezembro de 2016. A intenção é posicionar Florianópolis como destino de excelência, conciliando bons produtos com boas experiências. “Vamos dar um grande passo no fortalecimento e crescimento do turismo de Florianópolis. O Sebrae/SC irá participar ativamente, garantindo o aperfeiçoamento da gestão e tornando o setor cada vez mais competitivo”, afirmou o coordenador da Regional da Grande Florianópolis, Wilson Sanches Rodrigues.
Cesar Souza disse na oportunidade que a Capital deve receber R$ 1 milhão do governo federal para a melhoria da sinalização turística e que Florianópolis vai receber dois grandes eventos em novembro. O primeiro deve trazer 1500 atletas para o Beach Games, competição de esportes de praia do comitê olímpico internacional para universitários; e o segundo será o congresso do Conselho Nacional de Justiça, que deverá trazer para a Capital 400 representantes de delegações dos tribunais de justiça brasileiros.
Marca
Outro projeto anunciado ao trade turístico foi a iniciativa de criar uma marca turística para Florianópolis. Os estudos serão feitos pelo Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (LOGO) da UFSC, e parceria com a Secretaria de Turismo de Florianópolis, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e a Santur (Santa Catarina Turismo S/A). “Consideramos a marca tão importante para a cidade que não pode ser definida entre quatro paredes por uma única empresa. Florianópolis precisa de uma que nos identifique”, disse Cesar Souza.
O projeto será dividido em quatro fases: etapa think (pesquisa e entrevistas preliminares); eventos criativos (com envolvidos no processo, imprensa, empresários, moradores, entre outros); etapa experience (identidade visual, validação e propósito); etapa manege (estratégias de gestão da marca). O resultado será anunciado em 2015, durante a Bienal Brasileira do Design, na Capital.
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Via: economiasc.com.br