“É preciso pensar além. Inovar, criar produtos novos. Ou seja, se adequar a esta fase ruim que a indústria têxtil está passando”, declarou o presidente do Sintex (Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário), de Blumenau, Ulrich Kuhn, durante o seminário Circuito AbitTexbrasil – competitividade e internacionalização -, realizado na quinta-feira, dia 2, em Blumenau. No encontro, que contou com a participação do presidente da Abit, Rafael Cervone, foram abordados os temas: indústria têxtil, moda, consumidor, comportamento e, principalmente, inovação e internacionalização.
Kuhn ressaltou que o empresariado catarinense tem consciência da fase ruim que o setor têxtil está passando. “O Brasil como um todo passa por uma fase delicada economicamente, onde praticamente todos os setores são atingidos. O que não se pode é estagnar. No meio da crise, sempre há os que se destacam e inovam. Por isso, além da competitividade, é importante trocar experiências, pensar em grupo”, argumenta.
Ele afirma ainda que cada empresas é um caso, e cada caso tem suas dificuldades. Por isso, orienta que o empresariado precisa planejar o que fazer, de acordo com sua realidade. “O mercado mudou, isto não é novidade, é preciso acompanhar o cenário econômico, dentro da necessidade de cada corporação”, observa.
Essas e outras ações, Kuhn, juntamente com outros convidados do encontro, foram passadas aos empresários participantes. Além disso, o encontro objetivou também analisar a atual situação do setor.
Conforme já publicado pelo Portal Economia SC, houve ainda espaço para falar do Santa Catarina Moda e Cultura – SCMC: Uma plataforma criativa para Santa Catarina. A ideia do SCMC é antecipar consumo e comportamento para que as indústrias possam se preparar.
Promovido com o apoio do Sintex (Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário), o evento foi uma realização da Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira), Abit(Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e contou ainda com suporte do sistema Fiesc e SCMC (Santa Catarina Moda e Cultura).
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Via: economiasc.com.br