13 jun 2014

Programa Novos Caminhos chega a Xanxerê

O programa Novos Caminhos, desenvolvido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e Tribunal de Justiça (TJ-SC), chega a Xanxerê. Nesta sexta-feira, dia 13 de junho, às 14h30, será ministrada a aula inaugural do programa para 15 adolescentes, na unidade do SENAI.

O programa integra a agenda do movimento “A Indústria pela Educação”. Lançado pela FIESC em setembro de 2012, ele estimula o setor industrial a promover o acesso ao ensino com a ampliação da oferta de serviços educacionais.

A Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e o Sistema Fiesc assinaram no dia 30 de agosto de 2013, em Chapecó, o Termo de Cooperação que marcou o início das atividades do projeto Novos Caminhosna região oeste do Estado. O objetivo é capacitar profissionalmente os jovens que, ao completar 18 anos, deixam os abrigos sem nenhuma perspectiva, e inseri-los no mercado de trabalho.

A iniciativa pretende preencher uma lacuna social importante. A estimativa é que nos próximos anos, cerca de 600 jovens, ao atingirem a maioridade, deixarão as casas de acolhimento no Estado. O projeto tem grande impacto social e contribui no desenvolvimento de crianças e adolescentes, que, por diversos motivos, já passaram por algum tipo de violência e merecem a oportunidade de um futuro melhor.

No primeiro momento, os jovens são capacitados profissionalmente pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), ligado a Fiesc, de acordo com as suas afinidades ou aptidões. Em seguida, são encaminhados para ocupar os postos de trabalho nos mais diversos ramos da indústria. Avaliação frequente ajuda a identificar quem precisa de algum complemento na escolaridade. O lançamento do projeto piloto foi na região Oeste e, agora, com a validação da metodologia, está sendo ampliado para toda Santa Catarina.

Além de Chapecó, que já iniciou a segunda turma do curso de formação inicial, o projeto está em andamento nas regiões de Joinville, Blumenau, Itajaí e São Miguel do Oeste. Até o final do ano, será implantado também nas comarcas da Capital, Jaraguá do Sul, Criciúma e Lages.

O objetivo é oferecer oportunidade de formação profissional para jovens que se encontram em programas de acolhimento e prepará-los para a vida autônoma. Proporciona acompanhamento singular aos adolescentes no processo de qualificação e inserção no mercado de trabalho, considerando o perfil, os anseios e a história de vida de cada um.

“Esta é uma das mais efetivas ações de inserção social” na avaliação do vice-presidente regional da FIESC para o oeste, Waldemar Schmittz. “Se cada um fizer a sua parte neste projeto, teremos sucesso”, afirmou, lembrando que os jovens passarão agora por novas etapas de formação e precisarão persistir na construção de uma carreira.

The post Programa Novos Caminhos chega a Xanxerê appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br